Na raça e na coragem: bombeiros, brigadistas e voluntários que lutam há 4 dias contra as chamas que atingem Pirenópolis

0
56

A onda de calor que pairou sobre o Cerrado também trouxe o “combustível” para alimentar as chamas que devastaram a vegetação em algumas localidades de Pirenópolis. Em ocasiões como essa, o Corpo de Bombeiros é sempre o primeiro a ser acionado pela população. No entanto, a mobilização na luta contra as labaredas também ganha aliados da sociedade civil, como brigadistas e voluntários.

Militares do 17º Batalhão Bombeiro Militar de Pirenópolis juntamente com a Brigada Voluntária Gavião Fumaça (BRIGAF) e voluntários estão a quatro dias lutando contra um incêndio florestal de grandes proporções atinge a região de Pirenópolis. Desde o último sábadp(30).

Apesar do esforço conjunto de militares do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas voluntários, o combate a incêndios de grande proporção, como o que ocorrem frequentemente em incêndios florestais ou em grandes estruturas, é um desafio que demanda recursos e tempo.

Para a resolução de ocorrências desta natureza, são empregadas diversas táticas, incluindo o controle do fogo, a criação de aceiros, a evacuação de áreas e o uso de tecnologia para monitoramento e combate, como é o caso da utilização de brigadas de incêndios.

O incêndio atinge um grande território da Cidade de Pedra e cachoieras dos Dragões, Rosário e Araras.

A cachoeira dos Dragões foi interditada ontem (1º/9). Hoje(2/9), guarnições vão analisar a segurança na região das quedas d’água das Araras e Veredas, que também podem ser fechados, caso detectado risco aos banhistas.

Segundo o CBMGO, as características da região dificultam o combate ao incêndio. A área é de difícil acesso, com paredões, serras, terrenos irregulares e vegetação fechada e densa.

Além da guarnição do 17º Batalhão Bombeiro Militar (17º BBM) de Pirenópolis, o trabalho conta com o apoio de militares de Anápolis e da força tarefa especializada em incêndios do CBMGO.

Segundo tenente Nislene, o incêndio começou na noite de sábado, próximo a região da Cidade de Pedra. Devido aos ventos fortes e a dificuldade de acesso, o fogo se espalhou rápido.

O fogo atingu as regioes das cachoeiras das Araras, Veredas, São Jorge, Dragões, Paraíso, Rosário. A área queimada é de aproximadamente 4,3 mil hectares.

A causa do incêndio ainda não foi definida. Foram montadas duas linhas de combate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here