O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirenópolis, o STRAAF, é o braço direito do homem do campo. São 50 anos de conquistas e agora possui a primeira mulher na presidência

0
1534

Nenhuma descrição disponível.

Equipe do STRAAF: Dr. Jalles Luis(Assessor Jurídico), Dra. Ana Paula(Odontóloga) e Gabriela Nogueira(Auxiliar) (Atendimento Odontológico), Fernanda de Pina Pereira(Presidente), João Serra(Secretário Geral), Ildeny Borges(Tesoureira) e Beatriz Tocantins(Secretária Administrativa). Compõe a equipe, mas não estão presentes na foto, tem também as Doutoras Micaeli e Sandra Helena de Carvalho, no Atendimento Odontológico.

 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis foi fundado 03 de novembro de 1968, com a aquisição da Carta Sindical em 13 de maio de 1969. Ao logo destes 50 anos, várias conquistas foram alcançadas como a limitação na jornada de trabalho, férias, hora extra, descanso semanal remunerado, proteção do trabalho da mulher, dos adolescentes, dos deficientes, aposentadoria por idade, por invalidez, entre outros. Fernanda de Pina Pereira é a primeira mulher a ocupar a presidência. Ela nasceu e cresceu no meio rural e está no STRAAF como presidente desde o ano passado.

Nenhuma descrição disponível.

Fernanda de Pina Pereira, presidente do STRAAF

A atual presidente é filha de Joaquim Aparecido de Pina e Suelene Pereira de Pina todos dois do meio rural. “Eu me associei no ano 2008. Em 2010 fui convidada a fazer para da chapa da diretoria. Em 2011 a 2015, ocupei a função no Conselho Fiscal, na época o presidente era seu João Bertoldo a quem agradeço muito pela oportunidade. De 2015 a 2019, fui Secretária Geral na gestão de Vicente Batista dos Santos. Em 2019, concorri a presidência e ganhei, mas desde que iniciei meus trabalhos no sindicato, sempre busco cursos de capacitação na área e tenho muitas idéias para colocar em prática que trará melhorias para o homem do campo”, disse Fernanda.

Ela explica que o Sindicato representa os pequenos e médios agricultores familiares. “Nós representamos a categoria do agricultores e agricultoras familiar. Nascemos com a apoio dos grandes proprietários e da igrejas, temos total independência, mas temos que ser parceiros do Poder Público independente da sigla partidária. Não representamos somente os associados. Abraçamos a categoria por um todo e em todo território nacional. Tudo que o trabalhador rural conquistou, veio da luta coletiva do movimento sindical.

Quais as vantagens e benefícios de ser sindicalizado?

  • Tratamento odontológico gratuito para sócios de segunda à sexta, com agendamentos. Os consultórios são equipado com alta qualidade.
  • Convênios comerciais com descontos que variam em 3 a 50%
  • Orientação trabalhista oferecendo suporte e consultoria para que os trabalhadores rurais, garantido todos os seus direitos trabalhistas.
  • Suporte da AFETAEG e a CONTAG quanto a manutenção das políticas públicas já conquistadas e implementação de novas que venham fortalecer a agricultura familiar
  • Implementação de cursos de formação profissional e de promoção social
  • Emissão da DAP(declaração de aptidão ao PRonaf, ITR, CCIR)

 

Nenhuma descrição disponível.Sala para atendimento odontológico é muito bem equipada

Nenhuma descrição disponível.

Assessor Jurídico, Jalles Luis Canedo

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fernanda de Pina Pereira, revela que no momento tem em média 1.600 associados e que para se sindicalizar é necessário se enquadrar nas exigências do sindicato como: comprovar que o meio de subsistência é o campo, é a terra, provar seu vínculo com o meio rural, com documentos, escritura e ou contratos. Comprovar que sua atividade é no meio rural, seja assalariado, ou pequenos proprietários e que exercem a atividade rural no local. “Quem mora na cidade, mas exerce sua profissão no campo, na roça, também pode se filiar”, garantiu a presidente.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pirenópolis é o órgão que luta por direitos, por conquistas e manutenção das leis existente. “Uma coisa é o trabalhador sozinho, outra coisa e o que se une com uma entidade e luta pelos seus direitos”, ponderou Fernanda, acrescentando que tem vários projetos a serem implantados. “Antes da pandemia havíamos iniciado a implantação do projeto chamado Caminho da Roça, já tínhamos começado e tivemos que parar, mas daremos continuidade ao Caminho da Roça em breve, já tínhamos as visitas pré-agendadas. Iremos percorrer toda zona rural do município independente se são sindicalizados os não. Retomaremos esse projeto respeitando todos os protocolos”, assegurou, completando que “temos que manter um vinculo bem próximo com os produtores rurais mesmo durante a pandemia. Estamos trabalhando cursos profissionalizantes com o Senar. São mais de 200 cursos oferecidos onlines”, completou.  Para quem se interessar em se capacitar é só fazer sua inscrição acessando o portal do Senar: http://ead.senar.org.br/

Fernanda de Pina Pereira frisa que sente honrada à frente de STRAAF. “Sinto-me honrada, juntamente com toda a minha diretoria representar essa categoria tão importante para toda a sociedade que é a dos trabalhadores rurais e agricultores familiares.
Pessoas simples, que valorizam suas raízes, trabalham de sol a sol para levando alimento e fartura às suas famílias e também as nossas mesas. Gratidão a toda a minha equipe, que diariamente se dedica em retribuir as nossos sócios um atendimento com base no amor ao próximo”, finalizou a presidente que ocupará o cargo até 2023.

Nenhuma descrição disponível.

Secretária Administrativa, Beatriz Tocantins

Nenhuma descrição disponível.

Tesoureira, Ildemy Borges

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

 

Nenhuma descrição disponível.

Não fique só. Fique sócio!

Endereço: Prefeito Sizenando Jayme, 19
Telefones: 3331.1125 e 98535.5513
E-mail: sttrpirigo@hotmail.com

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here