“Parque Estadual dos Pireneus (PEP) está sendo alvo de incendiários criminosos”, afirma secretária de Estado de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis

0
302

Um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual dos Pirineus tem exigido esforços intensivos de combate e monitoramento. As chamas foram inicialmente detectadas próximo à BR-070, levando à mobilização imediata da Brigada Aliança. As condições climáticas desfavoráveis, com baixa umidade e altas temperaturas, contribuíram para a rápida propagação do fogo pela vegetação do parque.

As equipes de combate atuaram em várias frentes, utilizando técnicas diretas com sopradores e implementando contra fogo para conter o avanço das chamas. Até o momento, as ações continuam em andamento, com foco na contenção do incêndio e na proteção da rica biodiversidade da região.

Para reforçar a operação, a equipe especializada do Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF) foi acionada, junto a um grupo de quatro militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), totalizando 19 bombeiros na linha de frente do combate. A operação também conta com a colaboração dos integrantes das brigadas Gaviões da Fumaça e Aliança, que têm sido essenciais no enfrentamento da situação.

A comunidade local e os órgãos ambientais acompanham de perto as ações, na esperança de que as chamas sejam controladas em breve, minimizando os impactos ao meio ambiente e à fauna local. A situação permanece crítica, e as equipes seguem firmes em seu esforço para proteger essa importante área natural.

Em seu perfil do Instagram, Andréa Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente em Goiás(SEMAD), postou um vídeo na noite desta quinta-feira(19), dizendo:

“O Parque Estadual dos Pireneus (PEP) está sendo alvo de incendiários criminosos.

Os nossos bombeiros militares relataram que foi visto um homem de moto rondando o parque e colocando fogo na vegetação. Os focos estão aparecendo em diversos pontos ao mesmo tempo, e em locais distantes dos focos antigos.

A guarnição do Corpo de Bombeiros no local pediu apoio do Batalhão Rural para tentar capturar o motociclista, ou ao menos realizar rondas pelo local. O Coordenador de Operações do CBMGO solicitou ao apoio ao Coordenador da Polícia Militar de Goiás, e o Batalhão Rural informou que enviará uma viatura”.

A secretária Andréa Vulcanis já solicitou apoio da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e da Polícia Militar.

Também é importante registrar que não são apenas os bombeiros que estão trabalhando no combate ao fogo na região. As brigadas estão cumprindo um papel importantíssimo.

Se você, morador de Pirenópolis, tiver qualquer informação a respeito desse assunto, informe-nos. Garantimos total sigilo aos denunciantes.

O telefone da nossa Ouvidoria é (62) 99661.0250 ou 0800.100.4321. Dá pra denunciar também pelo aplicativo de celular Inã (download gratuito para Android e iOS).

Parceiro:

Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here