Pico dos Pirineus pode ser reconhecido como patrimônio natural de Goiás

0
206

OParque Estadual dos Pireneus pode ganhar ainda mais destaque no cenário ambiental e turístico de Goiás. O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei que reconhece o Pico dos Pireneus como Patrimônio Natural, Geográfico, Paisagístico e Cultural do Estado. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa e abrange os municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás.

O projeto estabelece diretrizes para a conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos da região. Além disso, propõe valorizar manifestações culturais locais, como a tradicional Festa do Morro dos Pireneuse a Capela da Santíssima Trindade. Desde já, a proposta também aponta caminhos para impulsionar o turismo sustentável e o ecoturismo, o que pode gerar renda e emprego para comunidades da região.

Se aprovado, o projeto irá mobilizar as secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Cultura para implementar ações práticas. Isso inclui sinalização das trilhas, restauração de áreas degradadas, promoção de pesquisas científicas e documentação de tradições culturais. Segundo Gomide, o Parque Estadual dos Pireneus já possui todos os atributos para receber esse reconhecimento formal: “Sua biodiversidade única, história e beleza natural justificam a proposta”, destacou.

Criado em 1987, o parque abriga o segundo ponto mais alto de Goiás — o Pico dos Pireneus, com 1.380 metros de altitude. O local funciona como divisor natural das Bacias do Tocantins e do Paraná e é fonte de importantes rios como o das Almas e o Corumbá. Além disso, o parque é um verdadeiro santuário ecológico: abriga mais de 300 espécies vegetais e dezenas de animais ameaçados de extinção, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

Reconhecer o Pico dos Pireneus como patrimônio natural reforça a urgência de proteger o Parque Estadual dos Pireneus. A proposta não apenas valoriza o meio ambiente, mas também fortalece a identidade cultural da região. A tramitação do projeto agora depende da apreciação dos deputados estaduais goianos. Se aprovado, será um passo decisivo para o Cerrado e para as futuras gerações.Abrir fotoGo 338 Vila Maria Vulpina, Pirenópolis 72986310*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here