Moradores ficaram indignados: ‘Enquanto um planta, outro destrói’, critica.
Prefeitura alega que poda foi motivada por construção de ciclovia.
O aposentado Emanuel Roberto Messias conta que ele mesmo tinha plantado algumas das árvores cortadas. “Várias árvores foram plantadas e cresceram aqui. Agora eles vieram e arrancaram. Disseram que estava prejudicando e ficou por isso mesmo”, comentou o aposentado.
Quem mora na cidade não concorda com a decisão do município. “Estou indignado. É burrice pura. Enquanto um se preocupa em plantar, outros se preocupam em destruir”, afirma o gerente comercial Nilton José de Almeida. Outra moradora que não quis se identificar, por medo de perseguição disse, que são absurdos atrás do outro, “vão entregar Pirenópolis toda desvatada”, esbravejou.
De acordo com a prefeitura, através do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, César Triers, o corte das árvores foi motivada por que as árvores suprimidas apresentavam anomalias nos troncos e raízes, danificando os equipamentos públicos existentes no local (asfalto, calçadas, etc).
A Prefeitura de Pirenópolis afirmou também que a via passará por uma série de intervenções nos próximos dias, como recapeamento, construção de novos meios-fios, sarjetas e calçadas, com reparo da iluminação pública, além de instalação de uma ciclovia. O aposentado Adão Pereira Peres comenta que isso é lamentável. “A gente vive pedindo pra que as crianças preservem. Agora um adulto chega e corta as árvores. A gente fica chateado com isso”, lamenta.
VEJA ABAIXO NOTA EMITIDA PELA PREFEITURA
‘O asunto é o mesmo noticiado há cerca de 20 dias em várias mídias, inclusive no jornal Opopular. A prefeitura está finalizando a supressão de algumas árvores na Avenida Meia Lua. Também serão realizadas podas necessárias em várias outras espécies. As árvores suprimidas apresentavam anomalias nos troncos e raízes, danificando os equipamentos públicos existentes no local (asfalto, calçadas, etc). Outras espécies de menor porte serão replantadas. A Avenida Meia Lua passará por uma série de intervenções nos próximos dias, como recapeamento integral da malha de asfalto com CBUQ, construção de novos meios-fios, sarjetas e calçadas, com reparo da iluminação pública. Ainda será construída uma ciclovia em todo o trajeto daquela via pública, com cerca de um quilômetro de comprimento. Mais detalhes sobre o projeto executivo, processo licitatório, dentre outros, poderão ser obtidos junto ao Portal da Transparência