Não foi só visualmente que o ar de Pirenópolis está surpreendendo, após a cidade ser tomada por uma nuvem espessa de fumaça desde o último domingo (25). Segundo parâmetros do Índice de Qualidade do Ar (AQI), a cidade conseguiu o feito de ter uma qualidade do ar pior do que a líder mundial no quesito, que é Begusarai, na Índia.
A informação foi obtida através da consulta ao site suíço IQ Air, que fornece um panorama em tempo real de todo o mundo. Esse controle é baseado nos níveis de 05 poluentes diferentes, todos regulamentados pelo governo americano, através da Agência de Proteção Ambiental, sendo eles: o ozônio, material particulado, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.
Segundo o painel, a cidade goiana registrou 155 us aqi – nível considerado, pela tabela, prejudicial à saúde entre 151 e 200 us aqi, podendo aumentar a chance de efeitos adversos aos pulmões e o agravo de complicações cardíacas e pulmonares pregressas, especialmente para população de risco.
No mesmo dia, a cidade de Begusarai, apontada como a que teve a pior qualidade de ar do mundo em 2023, registrou 74 us aqi – menos da metade da cidade goiana. Na escala, esse nível de poluição é enquadrado como moderado, entre 51 e 100 us aqi, sendo recomendado que grupos sensíveis evitem atividades ao ar livre, à medida que tenham sintomas respiratórios.
A cidade de Guarulhos, em São Paulo, também registrou um nível mais baixo que o município goiano, chegando a 60 us aqi. Já Campinas (SP) teve 82 us aqi.
Os mapas, em tempo real, mostram que a região Centro-Oeste e Noroeste do país têm grandes focos de queimada. Até o dia 24 de agosto, foram registrados 897 focos de queimadas em Goiás.
O cenário, que chegou à região no domingo (25), se mantém hoje (26) e deve perdurar até amanhã(28), data em que o excesso de fumaça deve começar a dissipar.
Mapa de Poluição do Ar da Terra IQAIR
17.66° S, 49.93° W ✕
190° @ 12 km/h
60.0 µg/m³
Índice de Qualidade do Ar dos EUA (AQI)
Calcula concentrações de poluentes atmosféricos monitorados de 0 (“bom”) a 300+ (“perigoso”). Com base no padrão AQI da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Saiba
Fonte: //www.iqair.com/air-quality-map?lat=-15.93444&lng=-50.14028&zoomLevel=10
Parceiro: