“90% DAS QUEIMADAS NA REGIÃO É CAUSA PROPOSITALMENTE PELO HOMEM”, AFIRMA COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS.
Com a estiagem das chuvas se aproximando, vem aquela preocupação com a queimadas. Infelizmente, a maioria dos morros e serras que circundam Pirenópolis, são devastado e a vegetação é totalmente consumida pelo fogo.
Para o comandante da Companhia Independente de Bombeiros de Pirenópolis, Major Ciro Martins da Silva, 90% dessas queimadas são propositais. “São as pessoas mesmo que colocam o fogo. Dizer que foi um vidro ou uma lata que esquentou e propagou o fogo, não é verdade. Para isso acontecer é quase impossível. Vamos ser realistas. É o próprio homem que inicia um incêndio, seja limpando um pasto ou pelo simples prazer de fazer o mal feito. Isso é um costume, mas tem que acabar. Esses hábitos devem mudar. Temos sim, é que aprender a lidar com o fogo de maneira correta, pois convivemos com ele diariamente”, frisou Major Ciro.
A Lei de Crime Ambiental proíbe toda e qualquer forma de queimada, seja, pra limpar o quintal ou a porta de sua residência, queimar a vegetação transformando a área em pasto ou até mesmo uma inocente fogueira feita pra clarear a noite num acampamento de amigos. “Toda pessoa que for flagrada botando fogo, está passível a responder um inquérito por crime ambiental, tanto na cidade ou quanto na zona rural. Tirem fotos, adquiram testemunhas e se dirijam a Delegacia para ser lavrado um Boletim de Ocorrência. A partir daí, inicia-se uma ação criminal”, esclareceu o comandante.
Para atender as inúmeras chamadas de emergência nesta época do ano, a Cia Independente de Bombeiros de Pirenópolis, conta duas viaturas com água, para incêndio de vegetação e mais duas camionete para transpor materiais. Em seu contingente, pode ser acionada quatro forças tarefas, como a primeira, que leva 03 homens até o local do incêndio e contarem com a ajuda dos moradores. Se não for suficiente, de imediato, já é convocada a segunda força tarefa, que é composta por mais 05 homens com abafadores e bombas costais. Se não for o bastante, chama a terceira que é solicitada ao Comando Regional, com 15 a 20 homens e por último, a quarta força tarefa, que é só de especialistas do Corpo de Bombeiros, com mais 15 pessoas capacitadas. “Como somos bastante preparados, ao chegarmos no local do incêndio, avaliamos imediatamente a situação e tomamos as precauções possíveis”, explicou Major Ciro.
A Cia Independente de Bombeiros de Pirenópolis em parceria com a Missão Vida, estão doando abafadores para proprietários de fazenda ou até mesmo de comércio local. “Temos 80 abafadores pra doação. Quem estiver interessado em adquirir esse instrumento solicite junto a nossa sede”, finalizou.
Fotos Harmut Oster e Luiz Fernando Carneiro