O período de seca prolongada em Goiás é também o que exige mais cuidados pra evitar que incêndios florestais aconteçam. A Semad – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás tá investindo em conscientização, no reforço de equipes de brigadistas e em novas tecnologias. Mas a união e concientização de todos é fundamental.
No período mais seco do ano, um dos maiores problemas ambientais que surgem é a proliferação de queimadas. A baixa umidade, altas temperaturas, a ausência de chuvas e a ação dos ventos, aumentam os riscos e podem fazer com que chamas se espalhem com facilidade e rapidez. Por isso, esse alerta para os cuidados a serem tomados e informa sobre procedimentos e medidas adotadas.
MEDIDAS QUE PODEM AJUDAR A EVITAR INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PERÍODO DE SECA
Com base nas orientações do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis, a Semad destaca algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:
- Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
- Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
- Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
- Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;
- Manter os aceiros sempre bem roçados;
- Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;
- Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo, sempre com autorização e acompanhamento, mantendo reserva de água adequada para controle de chamas.
É importante reforçar que combater um incêndio florestal exige treinamento e equipamentos de segurança. Por isso, a orientação nesses casos é sempre acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Fonte: Semad
Parceiro: