Semad realiza 1ª avaliação de risco de extinção de espécies da fauna de Goiás

0
346

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza neste ano a primeira avaliação de risco de extinção das espécies da fauna de Goiás. A iniciativa tem o objetivo direcionar esforços para a conservação da biodiversidade a nível local e faz parte das obrigações dos estados para gestão da biodiversidade.

As avaliações das espécies dependem da aplicação da metodologia científica União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que é reconhecida e utilizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para as avaliações nacionais. Por isso, foi desenvolvido o BioData, um sistema estadual que serve para as avaliações, armazenamento e disponibilização dos dados da biodiversidade goiana.

Por enquanto, o BioData é de acesso restrito aos gestores públicos e especialistas que participam do processo de avaliação de risco de extinção. Mas ao final do processo de avaliação, o site público estará disponível para os cidadãos.

As avaliações vão acontecer ao longo do ano de 2025 por meio de oficinas conduzidas por especialistas e com a atuação de coordenadores de táxon, que são pesquisadores especializados em grupos de espécies.

A expectativa é avaliar todas as 1,7 mil espécies de vertebrados que ocorrem no estado, incluídas nos grupos de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes; bem como as 900 espécies de invertebrados, dentro dos grupos: libélulas, aracnídeos, moscas e abelhas.

Para reunir o máximo de informações sobre as espécies que serão avaliadas, todas as espécies de vertebrados e invertebrados vão passar por uma consulta ampla. A comunidade científica está convocada a participar desse processo.

Neste primeiro momento, o foco são as espécies de Odonada (libélulas) e as contribuições estarão abertas entre 14 de fevereiro e 15 de março. Assim que recebidas, as contribuições serão verificadas por especialistas para posterior inclusão nas fichas das espécies.

As contribuições devem ser feitas pelo site BioData (www.biodata.meioambiente.go.gov.br). Na aba “buscar”, é possível ver a lista das espécies que serão avaliadas. Para contribuir com informações, basta clicar na espécie de interesse no botão “consultar” e preencher as informações na aba “contribuições”.                                                      Parceiro;

Madeireira Lobo no WhatsApp
 (62) 3331-3040
Avenida Benjamin Constant Q.4 L.1 e 31 Vila Cintra, em frente a Academia Energia
 Atendimento de segunda à sexta das 7 às 17:30h e sábado das 07h00 às 12h00.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here