“Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última que pode fazer algo a respeito”. Dia 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

0
611
Essa frase: “Somos a primeira geração a sentir o impacto das mudanças climáticas e a última geração que pode fazer algo a respeito” foi dita por Barack Obama e nos obriga a repensar sobre os problemas ambientais existentes no planeta. Foi com esse objetivo que o 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, um evento da Assembleia Geral das Nações Unidas.

É um dia dedicado à conscientização e ação global em prol da proteção do meio ambiente. Cada ano, o evento é organizado em torno de um tema específico, com o objetivo de promover ações concretas e engajar governos, empresas e cidadãos na busca por um futuro mais sustentável.

Para comemorar a data e chamar a atenção das pessoas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) irá realizar uma programação oficial da Semana do Meio Ambiente de 2023, que vai do dia 05 ao dia 07 de junho. Até o fechamento desta matéria a Secretaria Municipal de Meio Ambiente não havia anunciado nenhuma ação.

O tema dessa edição da Semad é “Crescendo com Sustentabilidade”. “Em diferentes painéis e debates, vamos mostrar que Goiás pode continuar se desenvolvendo em harmonia com a natureza”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.

A abertura acontece às 08h00 nesta segunda, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Estão previstos pelo menos dois painéis. No primeiro, a diretora de Sustentabilidade da Friboi/JBS, Liège Vergili Correia, discute a aplicação do conceito de sustentabilidade na cadeia produtiva da carne, uma das mais importantes de Goiás. No segundo, o assessor do Departamento de Crédito Rural do Banco Central, Silvio Arduini, fala sobre Bureau de Crédito Rural Sustentável.

O segundo dia terá eventos voltados para nova geração. A agenda começa com uma aula do professor Paulo Celso dos Reis Gomes, da Universidade de Brasília (UnB) sobre o papel de cada um na gestão de resíduos sólidos, com plateia presencial de alunos da rede pública no Palácio Pedro Ludovico e transmissão online para escolas do interior. Em seguida, o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Guilherme Resende Oliveira, apresenta aos estudantes o Sukatech, ação que propõe o uso de peças eletrônicas descartadas para recondicionar computadores.

Ainda na terça, no período da tarde, acontecem atividades simultâneas. Em sete parques estaduais, alunos da rede pública aprenderão a medir a qualidade da água (projeto Jovens Cientistas no Parque). Na Escola do Futuro José Luiz Bittencourt, em Goiânia, acontecem oficinas de robótica e manutenção de computadores com a equipe do Sukatech. E, em escolas de Aruanã e São Miguel do Araguaia, a Semad e a Secretaria de Estado da Educação contam histórias e entregam cartilhas sobre o boto-do-Araguaia.

No terceiro dia, o Governo homenageará servidores públicos que trabalham na preservação do meio ambiente em Goiás. A titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, entregará troféus a vencedores de sete categorias, em solenidade que acontece também no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de ‎texto que diz "‎ם 大 PAX Pirenopolina Familia apoiando familias GRUPO SENAP Com Você en Todos os Momentos‎"‎

Conheça os convênios, planos e faça parte do melhor plano de assistência familiar da região na Pax Pirenopolina.
Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here