“Com o abandono das obras pelo Iphan, restauro do Theatro Sebastião Pompeu de Pina será retomado em janeiro”, garante o secretário da Secult

0
1152

Nenhuma descrição disponível.

O secretário da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), César Augusto de Sotkeviciene Moura, garantiu em entrevista ao jornal Pirenópolis Online, durante o Canto da Primavera 2021, que a reforma do Theatro Sebastião Pompeu de Pina será retomada até janeiro e finalizada o mais rápido possível.

Interditado desde 2016, o prédio do Theatro Sebastião Pompeu de Pina iniciou sua reforma em dezembro de 2019 e a previsão inicial para conclusão era em junho de 2021. Foi orçada em R$ 4,1 milhões e estão paralisadas pelo Iphan a mais de 3 meses.

De acordo com César Moura, o Iphan abandonou a obra. O Governo Federal nos comunicou encaminharam a documentação pra Secult. Estamos neste momento, esperando a chegada dos projetos, isso é rápido, até o final deste mês, certamente. O governador já autorizou terminarmos a reforma do teatro através da Secult. Estamos esperando finalizar esse processo burocrático de abandono da obra e chegada dos projetos para podermos licitar e finalizar”, garantiu o secretário.

Ele explica também que a obra foi paralisada na metade. “A metade da obra já está concluída”, disse acrescentado que “ainda bem que restauraram o telhado, porque com essas chuvas perderíamos o que foi já feito já”, revelou.

Com última adequação feita no projeto pela Secult consta que os serviços já executados estão demolições, remoções, desenvolvimento e compatibilização dos projetos executivos. Em andamento: prospecção arqueológica, reforço estrutural e de fundações. Serão executados também os serviços de recuperação arquitetônica integral do edifício, com a reestruturação da fachada frontal, instalações elétricas, hidrossanitárias (incluindo drenagem), climatização, instalações acústicas e cênicas adequadas para o uso do teatro, com espaços acessíveis e equipamentos de prevenção e combate a incêndio. A obra conta com recursos do Iphan no valor de R$ 4,1 milhões.”

O projeto de restauração e requalificação, foi garantido, por meio de parceria firmada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A reportagem entrou em contato na tarde de hoje(06),com o superintendente do Iphan em Goiás, Alysson Cabral, em busca de um posicionamento e ele disse que o Theatro Sebastião Pompeu de Pina de Pirenópolis recebeu do Iphan uma intervenção estrutural emergencial, de modo a garantir a integridade física do prédio, uma vez que estava em risco de colapso. “Foram executados serviços de reforço do escoramento preexistente da fachada frontal do edifício; limpeza e remoção de materiais remanescentes; retirada de entulhos; remoção dos pisos e das esquadrias de madeira; demolição de contra pisos; decapagem de pintura do madeiramento; prospecções arqueológicas; análise estrutural; retirada de argamassa de paredes; recomposição e fechamento de pés de esteio tratados; recomposição e reestruturação da fachada principal”, explicou acrescentando que para o ano que vem, o Iphan aguarda um reforço orçamentário para a finalização dos serviços de acabamento. “O edifício integra o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico de Pirenópolis tombado pelo Iphan, mas a responsabilidade de manter e zelar pelo patrimônio é do proprietário do imóvel, que é o Estado”, frisou o superintendente.

Requalificação

Interditado desde 2016, o prédio será inteiramente requalificado com o recurso liberado pelo Iphan. Conforme informado, haverá interferências na estrutura, mas também no maquinário necessário para o pleno funcionamento do local, como ar condicionado, poltronas e demais mobiliários, equipamentos de som e de iluminação. Otimista, o governador avaliou que o Teatro de Pirenópolis será o melhor do Estado, com a obra.

Caiado ainda classificou como palavras-chave cuidar e preservar e determinou que a Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), por meio da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, se encarregue da conservação da preservação dos prédios restaurados, bem como da fiscalização dos bens tombados. Para o gestor, é inadmissível que bens históricos recuperados fiquem sob risco.

História

O Teatro Sebastião Pompeu de Pina foi construído pelo major Pompeu de Pina no fim do século 19. Ele foi tombado pela Agepel (atual Secult Goiás) por meio da Lei Estadual nº 8.915, de 13 de outubro de 1980, e pelo Iphan, em 1989. O prédio passou por várias reformas e interdições.

Em 1997,  iniciou-se um grande trabalho de restauração envolvendo Município, Estado, União e sociedade civil organizada. A reabertura se deu em 1999. Dez anos depois a unidade precisou passar por novos reparos, período em que foi criado o Entroncamento Cultural, ligando o teatro ao Cine Pireneus.

A gestão do Teatro Sebastião Pompeu de Pina foi transferida para a Prefeitura de Pirenópolis por um período de 10 anos. Desde então, pouco foi feito para a preservação do prédio histórico e ele foi se deteriorando.

Em 2017, a Prefeitura procurou a então Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) para devolver o Teatro, alegando não ter condições financeiras para a reforma necessária. Em péssimas condições, o prédio foi interditado e encontra-se fechado desde então. Em 2019, a Secult concluiu a adequação do projeto de restauração para a licitação do Iphan e iniciou o restauro.

 

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto

Grupo Villa Hotéis
Um grupo sólido que há mais de 25 anos atua no ramo de hotelaria, gerando emprego e renda.
Contatos: ​​ 62 3331-2424 / 62 3331-2662
reserva@grupovillahoteis.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here