Candidata à vereadora por Pirenópolis, Andreia da Saúde, vem cumprindo agenda intensa de campanha e nesta quarta-feira (18), concedeu entrevista. Ela prometeu aumentar o investimento na saúde, melhorias das estradas rurais, o acesso aos serviços urbanos e abrir concurso público para profissionais da área.
Andreia Ramos Damaceno, conhecida como Andreia da Saúde. Nascida e criada no município de Pirenópolis, 47 anos, casada, mãe de dois filhos é enfermeira há 18 anos, graduada pela Universidade Paulista de Sorocaba-SP, pós-graduada em Gestão Clínica pelo Sírio Libanês-SP, Saúde Pública pela PUC, Urgência e Emergência pela PUC. Trabalhou em grandes redes hospitalares, como Rede Door, Grupo Santa e na Secretaria de Saúde de Pirenópolis por 4 anos.
Segundo ela, nessa época, foi quando conseguiu juntamente com toda equipe da Secretaria, trazer uma saúde humanizada para toda a população pirenópolina. “Vou apoiar a realização de concurso público para agentes comunitários de saúde, endemias, enfermeiros, farmacêucos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, médicos (clinicos ,pediatras e ginecologistas) e psicólogos. ” Vou dar apoio à criação da sala LILÁS no CREAS, com atendimento multidisciplinar, incluindo psicólogos, assistência jurídica, assistência social e atendimento humanizado”, esclareceu.
Uma de suas prioridades também é investir na melhoria da infraestrutura, “buscarei emendas ou projetos de lei para a reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), academias ao ar livre e praças nos povoados e no município”, frisou.
Na área educacional, Andreia, disse que irá fiscalizar e propor políticas para garantir o piso salarial dos professores e a aplicação do FUNDEB. “Quero indicar e propor programas de educação continuada para os professores, com cursos de atualização, especialização e mentoria pedagógica.” Proporcionar apoio psicológico. Irei indicar a criação do Projeto Cuidando do Cuidador, destinado a todos os profissionais da saúde da gestão municipal, com atendimento psicológico, fisioterapêuco, odontológico e social”, garantiu a candidata.
Para a Educação, Andreia, diz que irá fiscalizar e propor políticas para garantir o piso salarial e incentivo ao plano de carreira para os profissionais da saúde. “Vou fazer um projeto de indicação para a criação de um centro de especialidades com dermatologista, urologista, pediatria, ortopedia e ginecologia”.
Uma de suas propostas também é trabalhar com a questão da Educação ambiental, “vou promover campanhas educacionais para a população sobre a importância da separação de resíduos e a redução do consumo de materiais descartáveis. Além disso, vou tentar viabilizar transporte urbano gratuito para toda cidade e povoados”, completou a candidata.
Andreia friza que indicará a criação de um laboratório municipal para exames de baixa complexidade, com coletas nos postos de saúde, reduzindo gastos com contratos
terceirizados.
Irei aumentar o investimento na saúde, fazer novos concursos, chamar todos os profissionais para acabar com os vínculos precários. E aumentar a oferta de profissionais na rede, porque hoje tem gente que espera eses, até um ano, para poder garantir uma consulta com especialista ou um exame aqui no município”, afirmou.