Cuidado: golpe no Whatsapp já atinge mais de 5 mil pessoas

0
1632

 

A clonagem de chips de celular está sendo​​ frequentemente​​ usada como forma de golpe para extorquir os usuários. O plano dos criminosos​​ baseia-se em pegar número de celulares das vítimas para acessar as contas do aplicativo Whatsapp e enviar conversas falsas com pedidos de​​ depósitos de valores e compras​​ variadas.

De acordo com a Inteligência da Polícia Civil, mais de 5 mil pessoas teriam sido afetadas em todo o país. O site de tecnologia Techtudo.com.br entrou em contato com a empresa Whatsapp, recebendo a recomendação de ativar a verificação em duas etapas como uma medida de proteção.

Os bandidos estariam se aproveitando de uma fragilidade no mecanismo de verificação de identidade das operadoras de telefonia para aplicar o golpe. Segundo a Polícia, os criminosos compram chips novos e entram em contato com as operadoras para recuperar um suposto número perdido, enganando os operadores de call center das empresas de telefonia. Após conseguir o número, os banidos instalam o aplicativo de mensagens, conseguindo inclusive nomes e fotos originais para aplicar o golpe.

Medida de proteção

O WhatsApp recomenda a ​​ ativação de verificação de dois passos como medida de proteção. Com o recurso habilitado, uma conta só pode ser usada em um novo aparelho após a digitação de uma senha de seis dígitos configurada previamente. Sem o código secreto, um criminoso não poderá invadir sua conta no mensageiro mesmo com o chip clonado.

Segundo a Polícia Civil, também é importante duvidar de mensagens de amigos com pedido de ajuda financeira. A recomendação é ligar para o número do remetente para conversas e checar se os recados no chat são verdadeiros. Na hipótese do número estar clonado, o criminoso seria obrigado a atender a chamada de voz e, assim, poderia ser descoberto.

Fonte: Agência Brasil

Parceiro:

Tangará Lanches: a melhor lanchonete de Pirenópolis

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Avenida Benjamin Constant – Ao lado do Cavalhódromo.

(62) 99301-3886

Lanchonete ·​​ Sorveteria-​​ Restaurante Fast-food

Abre a partir das 11:00

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here