Diante do descaso da Prefeitura de Pirenópolis com relação ao retorno às aulas, mães e pais revoltados, organizam abaixo assinado

0
863

Uma das maiores indignações do momento em Pirenópolis é a de pais e mães que não podem ver seus filhos estudando normalmente nas escolas municipais. Enquanto todos os municípios e o Estado de Goiás voltaram com as aulas presenciais, seguindo protocolos e o avanço da vacinação, os pais e mães de alunos da rede municipal estão sofrendo com a situação imposta pela prefeitura de ter apenas 8 horas de aulas presenciais no mês, divididas em apenas dois dias. Já tentaram um diálogo na semana passada, através de uma reunião entre o Conselho Municipal de Educação, Vereadores, representantes da Secretaria de Educação, com os pais e de nada adiantou. Diante de tanto impasse e descaso iniciaram um Abaixo Assinado no site Avaaz.org para sensibilizar a população e os dirigentes quanto ao retorno às aulas.

Na descrição do documento está escrito os seguintes esclarecimentos:

Help ABMAEL get more signatures

Mães Lutando Pelo Direito de Seus Filhos Estudarem

Queridos amigos e amigas!
Pedimos o retorno urgente às aulas presenciais. Nossos filhos precisam ter acesso a educação!
Chega de aulas remotas ineficazes! As aulas deveriam ter sido iniciadas com rígidos protocolos de biossegurança nas escolas municipais, e com planejamento pedagógico elaborado para recuperar o cronograma de aprendizagem dos estudantes após 2 anos de ensino remoto.
Estudos e avaliações demonstram defasagens no ensino dos alunos e baixa efetividade no aprendizado, muito bem percebido pelos pais e professores.
Se a rede particular, a rede estadual e os demais Municípios se consideram aptos e preparados para retornar às aulas presenciais, porque as autoridades responsáveis do Município de Pirenópolis não? Porque se mostraram despreparados? Qual o real motivo?
Se aumentaram os casos de Covid na cidade, foi resultado da liberação descontrolada das festas, sem protocolos de biossegurança. E quem está pagando o preço são as crianças! Elas que já sofreram os prejuízos, estão com futuro muito mais comprometido. Educação deveria ser prioridade!
Mesmo com aumento dos casos no início do ano, todos os demais setores públicos e econômicos estão funcionando normalmente. Somente as escolas permanecem fechadas! Justamente a educação, berço de tudo! É nosso futuro que está em jogo. Em todas as cidades, com as festas e confraternizações de fim de ano, os casos aumentaram, mesmo assim as escolas iniciaram suas aulas 100% presenciais. Em Pirenópolis não! Optaram por uma apostila de sondagem e 2 horas de aula, duas vezes na semana de 15 em 15 dias. Vamos dizer NÃO a esse absurdo! As crianças estão mais do que prontas, estão ansiosas, carentes por escola! A escola é um local seguro!
Escolas que testaram modelo híbrido semestre passado e verificaram que as crianças se comportaram bem, seguindo protocolos rígidos de biossegurança, com cautela, retomaram esse ano. Quando há casos, a sala retorna ao modelo remoto até o período de quarentena determinado pelos órgãos de saúde. Crianças com comorbidades, ou que possuem membros na família com comorbidades, ou crianças cujos pais tem receio de mandar a escola, podem ser assistidas, com material e auxílio pedagógico.   As crianças precisam ter o direito de ir à escola assegurado. Qualquer barreira mal justificada, além de maldade, é crime! Educação é direito fundamental!
Dois anos de aula remota, com apostilas e avaliações realizadas em casa, causaram o caos no ensino de nossas crianças. Há crianças com dificuldade em escrever o cabeçalho, mal sabem escrever o próprio nome, não aprenderam escrever em letra cursiva… Cursando uma série escolar em que já deveriam fazer todas essas coisas. Enfim, estudantes que não tiveram a oportunidade de adquirir esse aprendizado, essa vivência que somente o ambiente escolar proporciona. Também há casos em que os pais que trabalham o dia todo e não puderam auxiliar seus filhos; pais que não tiveram ensino suficiente nem para eles, quanto mais para seus filhos; pais formados mas que não conseguiram ajudar seus filhos pois não são pedagogos, são pais. Estamos preocupados com o desenvolvimento educacional, social, emocional e psicológico das nossas crianças. Vimos a felicidade das crianças ao irem para escola e o descontentamento quando foram informadas que era apenas isso, 2 dias. Crianças choraram, se entristeceram ou mesmo se revoltaram. A expectativa de retorno à escola foi imensa nessas crianças, expectativa frustrada logo em seguida. Quem não se lembra da infância e as memórias da professora, da escola, colegas, de ler e de escrever? Isso não fará parte das lembranças dessas crianças! Vamos ter aulas presenciais! É possível! Várias escolas estão demonstrando o sucesso no enfrentamento. Não é fácil, a Covid está presente. Algumas precisaram fechar temporariamente, mas retornaram, é o melhor para as crianças. Porque as autoridades responsáveis se calam, não nos ouvem? Porque o descaso? São nossas crianças! Não podemos fingir que está tudo bem e comprometer o futuro de nossas crianças.
Contamos com sua assinatura!
Posted 12 February 2022
Parceiro:
Pode ser uma imagem de texto que diz "SUPERME ERCADO JK 小"
SUPERMERCADO JK
O melhor lugar para suas compras!
Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here