Prefeito João do Léo baixa decreto com medidas preventivas ao Coronavírus (Covid-19)

0
2497

A Prefeitura de Pirenópolis definiu os procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) no município, através de um decreto embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. A decisão foi tomada após uma reunião ocorrida na manhã de hoje(16).

Entre as determinações previstas no decreto está a suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Educação, o que incluí escolas de ensino fundamental e infantil. A medida deve entrar em vigor somente a partir de amanha(17) com prazo de vigência de 15 dias, podendo ser prorrogada caso haja determinação das autoridades em saúde do município.

Os eventos de massa (grandes eventos), como o Campeonato Pirizão e governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração acima de 100 pessoas também devem ser suspensos. O Campeonato Pirizão irá ocorrer com os portões fechados, sem a presença da torcida.

O prefeito, João Batista Cabral destaca que as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas ele reforça que o município está preparado e todas as medidas necessárias já foram estabelecidas. “Não queremos prejudicar ninguém, essas medidas são necessárias para evitar que o vírus chegue. Medidas preventivas para proteger a comunidade. Somos uma cidade turística que recebe visitantes do mundo inteiro e nos próximos dias convocarei uma reunião com o trade turístico para estabelecer novas medidas. Inicialmente vamos fazer uma triagem de todos que chegam aqui e encaminhar os que apresentam sintomas à uma unidade de saúde, faremos um monitoramento”, garantiu.

Conforme o secretário de Saúde, Júnior Capela, não há motivo para pânico.”Pirenópolis possui uma boa estrutura na área de saúde. Além disso, estamos reforçando a disponibilização de leitos junto à cidade de Anápolis. Estamos agindo antecipadamente a fim de resguardar a saúde de nossa população, portanto tais medidas são necessárias”, disse revelando que através de uma reunião com o prefeito de Anápolis, consegui a disponibilização de 30 leitos em UTI, caso necessite. “O esforço deve ser coletivo, todos unidos em prol de um objetivo, que é proteger nossa comunidade”.

O médico Luiz Fernando Cintra Campos Filho, diretor técnico do Serviço da Atenção Primária de Saúde e estava presente na reunião hoje de manha, explica que a triagem será feita na entrada da cidade. “Quem chegar em  Pirenópolis será submetido à triagem, caso seja identificado alguns sintomas será encaminhado à uma unidade de saúde, principalmente nos finais de semana”. O médico demonstra uma grande preocupação.”Devemos ter uma postura proativa ir atrás dessas pessoas e tratar. Muitas delas estão chegando de outros países, por enquanto estão assintomática e depois apresentam os sintomas”, finalizou pontuando:

  • Recomendação é para que os pacientes que estiverem apresentando sintomas respiratórios procurem preferencialmente uma unidade básica e de saúde da família, para evitar ficar exposto a outras doenças e fazer um monitoramento
  • Reforça que estas unidades estão aptas a atender os pacientes, inclusive para fazer um primeiro diagnostico da doença.
  • Destaca ainda que quem tiver com sintomas respiratórios deve evitar sair de casa, ir para a escola e até mesmo trabalhar até que os sintomas diminuam.

Leia o Decreto na Íntegra

Mesmo sem nenhum caso da covid-19 confirmado em nossa cidade, todos deverão acatar as recomendações que seguem:

Realização de exames médicos compulsórios; campanha de conscientização, em especial aos turistas que entrarem ou permanecerem no município; está dispensada a licitação para aquisição de insumos, bens e serviços destinados a saúde pública que dizem respeito ao enfrentamento da covid-19; todos os órgão municipais seguirão essas medidas; tramitações de processos que tratam deste assunto serão tratadas como prioridade e urgência; aqueles que por ventura, possuírem algum sintoma relacionado ao coronavírus não deverá frequentar lugares públicos;

Quanto aos servidores públicos, aqueles que retornarem de férias ou afastamentos legais, que chegarem de locais ou países com transmissão comunitária da covid-19, deverão desempenhar suas atividades em domicilio durante 15 dias; Os servidores públicos que fazem parte dos grupos, maiores de 65 anos, portadores de doenças crônicas também poderão exercer suas atividades em domicílio, isso mediante comprovação de sua condição; nenhum afastamento referido no documento publicado pela Prefeitura Municipal sofrerão prejuízo de ordem funcional e/ou previdenciária; não será exigido o comparecimento a junta médica do município para perícia médica aqueles que tiverem diagnóstico suspeito ou positivo para coronavírus, o contato deverá ser feito via telefone ou por meio eletrônico para que seja feito o comunicado do ocorrido;

Ficam suspensas as emissões de alvarás e/ou licenças para atividades que possam gerar aglomerações, a partir desta segunda-feira, 16; ficando suspenso também, o atendimento ao público, exceto nos órgãos e entidades de serviços públicos essenciais.

Parceiro:

A imagem pode conter: texto que diz "CLÍNICA SANTA ANA Medicina Especializada"

CLÍNICA SANTA ANA

A maior e mais moderna clínica de Pirenópolis
3331-4338
98174-2546
Rua dos Pireneus nº 47

(Em frente ao Hospital Estadual)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here