Prefeitura de Pirenópolis divulga data para reabertura do turismo

2
1027

Fotos: Google Busca

No final da tarde de ontem (05), através de uma live, sem a presença do prefeito João Batista Cabral, a equipe do Comitê de Crise da Prefeitura Municipal, divulgou que no dia 1º de julho, Pirenópolis estará apta para receber os turistas com segurança.

Diante da ausência do prefeito, que estava trabalhando no povoado Serra do Misael, na revitalização de estradas da zona rural, o procurador do município, Décio Carvalho Neto, afirmou que as notícias que estão sendo postadas por alguns veículos, não é verdade e esclareceu que em conjunto com o Ministério Público redigiram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que já foi protocolado e homologado, arquivando a liminar e mantendo fechada o ingresso de turistas, liberando somente quem possui segunda residência e parentes de primeiro grau de moradores locais. “Não é simplesmente vir e falar que tem parante. Tem que comprovar o parentesco. O turismo ainda está fechado. Quero acalmar a população e reafirmar que o turismo ainda não está liberado”, frisou.

O médico responsável pela elaboração destas novas medidas de segurança, Luiz Fernando Cintra Campos Filho, diretor técnico do Comitê de Crise, revela que antes de falar do planejamento, sua missão é preservar a vida. “Estamos trabalhando 24 horas para que possamos reabrir nossa cidade com muita segurança. Iremos implantar barreiras sanitárias em locais estratégicos, para aferir a temperatura de todas as pessoas. Caso esteja com algum sintoma, será encaminhado para a UPA. Já adquirimos 1000 testes esta semana, iremos aplicar em pessoas com sintomas gripais, para podermos traçar um perfil epidemiológico, para que o turismo volte com segurança”, disse o médico, acrescentando que hoje surgiu um novo caso, foi coletado e encaminhado para exames.

A nova secretária de Saúde, Andreia Ramos Damasceno, afirmou que em Pirenópolis não tem ninguém hospitalizado paciente de covid, mas mesmos assim devemos vamos usar sempre a mascara, lavar as mãos, não fazer aglomeração, pois já existe a contaminação local. “Se aumentar números de contaminados, teremos que retroceder. Se precisarmos de leitos de UTI, buscaremos em Anápolis e Goiânia”, explicou a secretária.

Novas Barreiras Sanitárias

Barreiras sanitárias serão implantadas em alguns pontos estratégicos como: no Centro Histórico, Alto da Lapa e Alto do Bonfim, além das que já existem. Em todas elas, terão profissionais da saúde aferindo a temperatura e fazendo questionamentos aos que pretendem entrar na cidade, para se hospedar ou simplesmente passar o dia.

Parte técnica dos protocolos 

Conforme os secretários de Cultura e Turismo, Betho Rego e Marcos Vieira, respectivamente, foi montado um plano de ação para ser colocado em prática e liberar o turismo com segurança. “As barreiras terão caráter sanitários e serão constituídas com profissionais de saúde treinados para conversar com as pessoas, passar informações de combate ao coronavírus e aferir a temperatura. Os questionamentos serão basicamente sobre a saúde das pessoas, para podermos descobrir os pacientes sintomático, ou seja, os com sintomas da covid com chances transmitir a doença aqui na cidade”, garantiu Betho.

Marcos Vieira, complementa que uma ação mais proativa, a partir da semana que vem, será implantada para iniciar um plano de reabertura para o turismo, que é a grande força econômica da cidade. “Precisamos dar um suporte para que as empresas do segmento reabram suas portas. Para isso acontecer, temos que criar uma estrutura administrativa adequada. Ela por sua vez, está sendo feita desde abril e hoje temos segurança de voltar trabalhar com o turismo. Os protocolos foram criados juntamente com representantes de todos o segmentos. Desenhamos os protocolos de forma operacional. Tivemos como base os protocolos da OMS, com algumas adequações das nossa prioridades”.

Protocolos de segurança e data para reabertura

Os dois secretários, Marcos e Betho, disseram que esperam muito ver Pirenópolis aberta novamente para receber o turismo em breve e os próximos passos, são extremamente importante para a cidade. “A ideia e que consigamos fazer a flexibilização. Nossa prioridade é a segurança com as vidas humanas. A abertura será feita com garantias de segurança para o turista e moradores. Os próprios restaurantes e pousadas servirão como filtro. A responsabilidade estamos dividindo com os empresários. Temos uma situação de contaminação local. Iremos testar 300 pessoas por mês. Com isso, aumentará o números de pessoas infectadas, pois iremos testar toda a população, mas continuaremos com as barreiras. O turista terá que entrar com reservas”, confirmou Betho.

Cronograma 

Semana que vem, irão implantar todas as medidas. “Essa semana finalizamos a nota técnica, que são os protocolos sanitários de segurança. Na próxima segunda-feira (08), o planejamento será divulgado, como também outro decreto, dando um prazo para restaurantes, bares, churrasquinhos e lanchonetes, treinem seus funcionários até o dia 15. No dia 16 será aberto com algumas restrições. Ou seja, do dia 08 ao dia 15 será feiro um treinamento com os estabelecimentos. A equipe da saúde estará visitando as empresas e fazendo os treinamento serão inloco. Dia 16, se tudo ocorrer bem, sem mais nenhum caso, iremos divulgar outro decreto, dizendo que pousadas, hotéis, agência e atrativos poderão voltar suas atividades. No dia 1º, iremos reabrir com cautela. Para as casa temporada não temos data ainda”, explicou Marcou Vieira.

Controle de entrada

O Controle de entrada do turista será feito online. A pessoa faz uma reserva através da pousada que irá se hospedar. A pousada, por sua vez, entra no sistema da prefeitura e emite uma reserva com um QR Code. “Quando chegar ao portal já estará com o seu código em mãos e sua reserva com os nomes. A ideia é que as pessoas que entrarem sejam monitoradas”.

Para o secretários de Turismo, qualificação do turista, é uma oportunidade de selecionar melhor o público. “É o grande momento para repensarmos sobre a qualidade do turismo e não turismo de massa como estava acontecendo”, enalteceu esclarecendo também que o turista que veio passar o dia, ou o Day Use, só para almoçar, por exemplo, terá que fazer a reserva do mesmo jeito, “o que mais queremos nesse momento é identificar todos que entram na cidade para termos um controle. Todos que entrarem aqui, terão que ter um destino, não é o momento de liberarmos geral”, finalizou.

Tantos os decretos, quanto os protocolos estão disponíveis no site da prefeitura e algumas redes socias.

Acesse: https://www.pirenopolis.go.gov.br/decretos

https://www.pirenopolis.go.gov.br/

Parceiro:

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Construnil Materiais Para Construção


Rua Benjamim Constant, número 51 (ao lado do Detran)

Telefones: 3331-3302 / 98113-2730(whatsapp)

2 COMENTÁRIOS

  1. Entendi, é momento para filtrar o turista de “qualidade”, ou seja, aquele que fez reserva nas pousadas que dão dinheiro ao secretário Marcos Vieira.
    Vocês querem impedir as pessoas que têm casas na cidade de alugarem para outras pessoas, são criminosos e serão processados por isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here