Ronaldo Caiado toma posse como governador de Goiás

0
723

 

Momento em que Ronaldo Caiado assinou o termo de posse, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

 

Ronaldo Caiado (DEM), tomou posse como governador do Estado de Goiás,​​ hoje,​​ terça-feira (1º), durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia. Além dele, o vice-governador eleito, Lincoln Tejota (PROS) também foi empossado.

Ronaldo Caiado chegou à Alego às 9h03 e foi recebido por dezenas de pessoas. Ele cumprimentou várias autoridades no saguão da Casa até às 9h14, quando entrou no plenário. A sessão começou às 9h16, coordenada pelo presidente da Assembleia, José Vitti. Às 9h36, Caiado tornou-se oficialmente governador do estado.

 

Veja as promessas de Ronaldo Caiado

O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) começou a fazer um discurso por volta às 9h47, representando a oposição. José Nelto (Podemos), em nome da situação, começou a discursar às 10h10. O governador Ronaldo Caiado, último a se pronunciar, começou o discurso por volta de 10h50.

Depois de discursar, o governador segue de carro para o Palácio das Esmeraldas, sede administrativa do governo goiano, onde ele receberá a faixa do então governador, José Eliton (PSDB).

Por fim, Caiado viaja até Brasília, onde vai acompanhar a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).​​ 

Foram colocadas 380 cadeiras no plenário da Casa para os convidados. Entre os presentes está a procuradora-Geral da República do Brasil, Raquel Dodge, o procurador-Geral do Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO), Benedito Torres, além do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), além de várias outras lideranças políticas.

Discurso da oposição

Durante o discurso, Talles Barreto disse que o novo governo marca também uma nova oposição em Goiás. Ele elogiou os mandatos dos ex-governadores Marconi Perillo e Alcides Rodrigues e afirmou que eles trouxeram “conquistas em várias áreas”. “Goiás tem a 9ª maior economia do Brasil. Saímos do décimo sexto para o primeiro lugar do Ideb”, disse.

Ao falar que a saúde se tornou referência no Brasil, ele interrompido por parte da plateia, que o vaiou. Quando disse que a Polícia de Goiás era uma das mais equipadas do país, ele novamente foi interrompido pelo público. Após a intervenção do presidente da sessão, José Vitti, ele ainda foi interrompido um terceira vez ao falar que goias tem um dos menores endividamentos.

Barreto afirmou ainda que o novo governo “não começará Goiás do zero” e que a nova gestão tem o dever de manter o Goiás no rumo e entrega-lo melhor do que recebeu. “O papel da oposição será esse: fiscalizar o novo governo e o cumprimento das promessas dentro do prazo”, concluiu.

Fala da situação

José Nelto discursou por mais de meia hora. Ele afirmou que há alguns anos estavam entregando o estado para o chamado “Tempo Novo”, de Marconi Perillo e que é preciso pôr os “pingos nos i's”

“Ele [Perillo] foi o governador que mais endividou o estado de Goiás. Isso é histórico. Esse é o governo que o senhor vai assumir, seu Ronaldo Caiado. Uma dívida que salto de 5,4 bilhões para 32 bilhões. Essa é uma realidade dura”, disse.

O deputado afirmou que Goiás virou um “estado fantasma”, com obras paradas, e que Caiado precisará de 8 ou 12 anos para terminá-las. Ele disse que o governo Caiado encerra o “período das trevas”.

“É o fim das cobranças absurdas para a população. Um verdadeiro festival de impostos, penalizando a população mais pobre de Goiás. O estado de Goiás tem a carga tributária mais alta do país. Servidores passaram a viver com atrasos e ameaças. A educação no interior foi transformada em curral eleitoral”, afirmou.

Nelto disse que o governo de Goiás gasta 30 milhões com shows de valores acima do normal, mas não falta dinheiro para “mordomias e ostentação”. Por fim, ele falou que Caiado veio para fechar “um livro” e que irá por fim às mordomias com o dinheiro público.

“O senhor e sua equipe tem o apoio de toda a população goiana, fará um governo justo e poderá ser o primeiro governador goiano a ser presidente da república”, afirmou.

Fonte: G1GO

 

Parceiro:

 

 

 

 

 

 

Rua Marinheiro, qd. 08, lt.12 – Vila Marília

(62) 3331-2407

Acesse o site da empresa:

www.grafiatoconstrutora.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here