Saiba quais são os candidatos a governador de Goiás nas Eleições 2022

0
1029
Como vai acontecer as eleições 2022 em GO?

 

Os goianos vão ter uma grande responsabilidade em 2022. Isso porque além de analisar os candidatos a governador de Goiás 2022 precisam se inteirar sobre as propostas dos candidatos a presidente, ao senado e os possíveis deputados que mais se assemelham ao perfil do povo.

Mesmo não tendo data específica, tudo indica que as eleições 2022 vão acontecer em meados de outubro ou novembro. É fundamental fazer uma análise das obras executadas, assim como as investigações e propostas apresentadas pelo político.

Escolher um nome que participe das ações voltadas ao povo é de grande responsabilidade. Estudar as propostas, as coligações e as parcerias são excelentes formas de garantir um voto mais consciente.

É importante mencionar que o eleitor que não puder comparecer no dia da votação precisa justificar a ausência.

O aplicativo e-Título pode ser baixado nas plataformas “Google Play” e “App Store”.

Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.

Fonte: Portal TSE

Além disso, a ferramenta do E-Título 2022 contém formas de comprovar a veracidade das informações apresentadas. Tudo isso usando GPS e abas que possibilitem o envio de documentos e de registros médicos em caso de doenças, por exemplo.

Quais são os candidatos a governador de Goiás 2022

Veja a seguir a lista dos possíveis políticos que vão disputar o governo de Goiás:

Marconi Ferreira Perillo Júnior

Casado, 59 anos, natural de Palmeiras de Goiás-GO, pré-candidato a governador de Goiás pelo PSDB

A crise em Goiás é menor porque o governador Marconi Perillo fez lição de casa antecipadamente - Jornal Opção

Marconi Perillo é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Já foi governador do estado durante quatro mandatos, além de senador, deputado federal e deputado estadual.

Começou sua carreira política no PMDB, mas passou por alguns partidos até ser eleito deputado federal pelo PP em 1994. Em 1998, é eleitor governado de Goiás pela primeira vez já pelo PSDB quando tinha apenas 35 anos de idade.

Em inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), Marconi Perillo foi investigado pela suspeita de ter recebido R$ 2 milhões de propina na época em que foi governador do estado de Goiás entre 1999 a 2006. A denúncia foi feita a partir de interceptações telefônicas, em que um grupo de empresários do ramo de proteína animal negociava pagamento de propina para o então governador.

Apesar disso, foi reeleito governador nas eleições 2002 ainda em primeiro turno.

Em 2006, é eleito senador com 75% dos votos.

Nas eleições 2010, é eleito governador de Goiás pela terceira vez, sendo reeleito em 2014.

Nas eleições 2018, Perillo concorre mais uma vez ao Senado, mas recebe apenas 7,55% dos votos e não foi eleito.

Ronaldo Ramos Caiado

Casado, Médico, 72 anos, natural de Anápolis-GO, pré-candidato a governador de Goiás pelo DEM

 

 

 

 

O atual governador do estado deve tentar reeleição. O candidato é médico, filiado pelo partido do Democratas e tem uma carreira política extensa.

 Já foi deputado federal em dois períodos, de 1991 até 1995 e de 1999 até 2015. Já recebeu prêmios como referência no senado, e já foi um dos principais opositores ao governo esquerdista.

Contudo, mesmo com a fama, Ronaldo lidera um projeto de lei que impede a vacinação obrigatória em Goiás e já se envolveu em muitas polêmicas: lesão corporal, propaganda eleitoral antecipada e algumas acusações de nepotismo.

Vitor Hugo de Araújo Almeida

Militar, 44 anos, natural de Salvador-BA, pré-candidato a governador de Goiás pelo PSL

Major Vitor Hugo, pré-candidato a governador pelo PSL

Vitor Hugo de Araújo Almeida  é filiado ao Partido Social Liberal (PSL) e é pré-candidato para as eleições 2022. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado federal por Goiás com 31.190 votos totalizados (1,03% dos votos válidos), com o nome parlamentar de “Major Vítor Hugo”.

Elegeu-se deputado federal de Goiás para exercer o mandado no 56ª legislatura, onde foi líder da bancada do governo.

Jânio Carlos Alves Freire

Casado, Empresário, 66 anos, natural de Trindade-GO, pré-candidato a governador de Goiás pelo Patriota

 

 

Foi prefeito de Trindade por oito anos, defende a bandeira do Patriota e é empresário bem sucedido da região. Jânio foi presidente do PSDB por dois anos e desde então tem trabalhado e buscado alianças para se fortalecer na busca pelo governo de Goiás.

José Eliton de Figuerêdo Júnior

Advogado, 49 anos, natural de Rio Verde-GO, pré-candidato a governador de Goiás pelo PSDB

Zé Eliton, pré-candidato a governador pelo PSDBZé Eliton é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi governador do estado ao longo do ano de 2018, quando assumiu a vaga deixada por Marconi Perillo, que concorreu ao Senado naquele ano.

Fez parte da Comissão de Juristas do Senado Federal na elaboração do anteprojeto de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro.

Também foi tesoureiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (IGDEL) e membro da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB de Goiás, além de presidente da CELG.

Foi membro do DEM de Goiás e já assumiu o Governo do Estado em algumas oportunidades, quando o titular ausentou-se do país. Foi filiado ao PP e desde setembro de 2015 é filiado ao PSDB.

Em fevereiro de 2016, tornou-se o secretário de Segurança Pública de Goiás. Nas eleições de 2018, Zé foi candidato à Governador em Goiás, pelo PSDB, mas não foi eleito e obteve 407.507

Em 28 de setembro de 2016, sofreu um atentado e foi baleado no abdômen durante uma carreata em Itumbiara, região sul de Goiás. No mesmo atentado morreram o candidato à prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, e o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos. O atirador que também foi morto pelos seguranças, foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, e era funcionário da prefeitura.

Wolmir Therezio Amado

60 anos, natural de Paim Filho-RS, pré-candidato a governador de Goiás pelo PT

Wolmir Amado, pré-candidato a governador pelo PT

Wolmir Amado é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 por Goiás. É ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Em 1987, coordenou programas e projetos comunitários, se tornou secretário executivo da Sociedade Goiana de Cultura (1992-1996), e se tornou vice-presidente da entidade em 1997. De 1998 a 2000 foi vice-reitor para Assuntos Acadêmicos. Em 2002 foi nomeado reitor da PUC Goiás, por Dom Washington Cruz, CP, reconduzido em 2006 e, com o reconhecimento pontifício, em setembro de 2009, nomeado reitor para mandato de quatro anos.

Presidiu o Conselho Regional de Leigos do Centro-Oeste (1992-1998) e o Conselho Nacional de Leigos e Leigas Católicos do Brasil (1998-2004), organismo eclesial herdeiro da Ação Católica, ambos em dois mandatos.

Presidente da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas (2005-2007), foi representante da América Latina no Conselho de Administração da Federação Internacional de Universidades Católicas, com sede em Paris (2006-2009). É vice-presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e conselheiro, por dois mandatos, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Gustavo Mendanha Melo

Casado, Educador Físico, 39 anos, natural de Aparecida de Goiânia-GO, pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB

Gustavo Mendanha, pré-candidato a governador pelo MDB

Gustavo Mendanha é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). É prefeito da cidade de Aparecida de Goiás e está em seu segundo mandato.

É filho do ex-deputado estadual Léo Mendanha. Foi vereador da cidade por dois mandatos e chegou a ser presidente da Câmara Municipal.

Nas eleições 2016, foi eleito prefeito ainda em primeiro turno com 59,99% dos votos válidos. Nas eleições 2020, foi reeleito com 95,81% dos votos, a maior porcentagem entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Fontes: TSE e Eleições2022.

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek, Pirenópolis – GO
Telefone: (62) 3331-1616.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here