Senado Federal ajuda a capacitar servidores da Câmara Municipal de Pirenópolis

0
924

Nenhuma descrição disponível.

Os servidores da Câmara Municipal de Pirenópolis estão realizando durante todo o dia de hoje(18), uma oficina para treinamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) disponibilizado pelo Senado Federal, através da ILB/Interlegis. Essa oficina visa facilitar todas as ações do Legislativo, disponibilizando-as para uma fácil consulta por parte da população. Interlegis é um programa criado para modernizar as Câmaras Municipais e integra-las à comunidade.

O SAPL irá facilitar a rotina da Casa de Leis, a ferramenta informatiza e agiliza todos os procedimentos desde a entrada da proposição, sua tramitação, até a deliberação em Plenário e o melhor disso é que foi sem custos financeiros para a Câmara.

Entre suas principais funções do SAPL, estão :

  • elaboração de proposições;
  • protocolo e tramitação das matérias legislativas;
  • organização das sessões plenárias;
  • manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações e outros assuntos de interesse.
Nenhuma descrição disponível.
Adalberto e a vereadora Ynaê
Conforme Adalberto Alves de Oliveira, do Interlegis do Senado Federal o SAPL simplifica a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal ou estadual. “É importante frisar que todos esse produtos são gratuitos basta fazer a solicitação”, salientou.
Quem conseguiu esse acordo de cooperação técnica ao Senado Federal, foi a vereadora Ynaê Siqueira Curado, através de Aloysio de Brito, Diretor das Edições Técnicas do Senado, que possui casa há décadas em Pirenópolis.
De acordo com Ynaê, em outubro do ano passado, ela, o então presidente da Câmara, Joassi Figueiredo e o vereador Tuti fizeram uma visita ao Senado Federal após o cnvite de Aloysio. “Fomos lá para fecharmos esse acordo de cooperação com o Senado Federal. Primeiro tomamos conhecimento dessa parceria e dos produtos do Senado Federal”, disse Ynaê, completando que o objetivo maior é a Escola do Legislativo que irá aproximar o povo da Casa, abrir as portas da Casa de Leis. “Este é o início e tem muita mais pela frente. O projeto foi sugerido pelo Aloysio de Brito, apresentado por mim e subscrito por outros vereadores. Foi promessa da minha campanha “, ponderou.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here