Três candidatos à Prefeitura de Pirenópolis participaram, na noite desta segunda (30), do debate de Marcela Jayme, no @piripodcastoficial, realizado em Anápolis. Como era esperado o atual prefeito não compareceu.
O debate estava marcado para começar às 20h00, mas começou com um atraso de cerca de 40 minutos. Durante mais ou menos uma hora, os candidatos apresentaram propostas para áreas como educação, saúde, meio ambiente, trânsito, administração pública e políticas públicas. O debate recebeu muitas críticas, pois a dona da canal, fez perguntas mal formuladas, evasivas, com erros primários e cortes na conexão.
Mediado pela influencer Marcela Jayme, o debate foi realizado em Anápolis. Participaram os candidatos (em ordem alfabética):
- Alexandre de Pina(PT)
- Valdeir Alves(PL)
- Ynaê Siqueira Curado(UB)
O debate teve 5 blocos, mas a live caiu no terceiro e só retornou a conexão no último bloco.
No primeiro bloco, o assunto abordado, foi sobre Saúde Pública. Valdeir foi o primeiro a ser questionado sobre seu plano de governo e disse que a Saúde em Pirenópolis, está vivendo um verdadeiro descaso com a população por parte da administração, “precisa de investimentos, não temos especialidades para atender à população, queremos que voltem as especialidades. Nossos moradores têm que se deslocar para outras cidades a fim de realizar uma consulta”. Valdeir Alves garante que em seu governo terá saúde pública de qualidade. “Trará respeito e dignidade”, frisou.
A pergunda foi feita também à candidata Ynaê. Ela disse que o problema da Saúde Pública em Pirenópolis, não é a falta de recurso. É falta de administração. “Iremos expandir o atendimento com especialistas adequado de cada área. A situasção da saúde nesta atual administração coloca a população numa situação degradante, tanto para os pacientes quanto para os médicos. Vou trazer o plano de cargos e salário e realização de concurso público. O problema de Pirenópolis é administrativo”, assegurou Ynaê.
O candidato Alexandre respondeu que “a saúde de Pirenópolis é uma prioridade no meu compromisso como candidato. Sei da importância de valorizar os profissionais da área, garantindo condições dignas de trabalho e reconhecimento. Acredito que, com profissionais bem preparados e amparados, podemos oferecer um atendimento de qualidade para toda a população. Meu objetivo é lutar por uma saúde mais eficiente, acessível e humana para nossa cidade!”, ponderou.
No segundo bloco foram feitas perguntas sobre Educação. Ynaê garantiu que irá chamar todas as professoas e pagar o retroativo pela falta de pagamento do piso nessa gestão. “Teremos creche de tempo integral, berçário, para dar segurança às mãe de crianças.
Dentro do terceiro bloco, os questionamentos foram sobre o trânsito e mobilidade urbana cada candidatos expôs suas propostas. Uma delas dentro do Plano de Governo, Ynaê disse que implantará o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a iniciativa privada. “Quero parabenizar os empresários de turismo por manter vivo o turismo em Pirenópolis, que não podem contar com uma infraestrutura pública. Não tem limpeza urbanas, monumentos históricos degrados. Falta de gestão pública. A iniciativa privada cumpre muito bem seu papel e realmente falta gestão.
No quarto bloco, a pergunta foi sobre turismo, que reforçou que é fonte de renda e geração de empregos na cidade e como poderia melhorar: pastor Valdeir, destacou o grande potencial turístico que só tem crescido. “Devemos investir num turismo sustentável que preserve o meio ambiente e o patrimonio histórico, além de projetar Pirenopolis para outras cidades, estados e paises. Vou investir na captação de turismo de qualidade”, disse.
No último bloco do debate, quando a live retornou, foram feitas perguntas pessoais. Para Valdeir, foi questionado com ele iria conciliar suas crenças com a diversidade religiosa da população pirenópolina. Ele disse, “serei um prefeito de todas as religiões tenho maturidade suficiente para entender isso independente de sua crença”.
O debate também foi marcado por falta de imparcialidade, observada na pergunta seguinte feita à Ynae, que a acusou de fazer críticas aos outros candidatos. É sabido por todos que a candidata Ynaê vem sofrendo vários ataques da atual gestão sobre sua vida pessoal e não ao contrário co a mediadora disse. ” Peço que a população se tranquilize e confie no serviço que eu já tenho prestado como vereadora”, completou a candidata.
Nos comentários encaminhados durante a live, os internautas não perdoaram e criticaram duramente a ausência do atual prefeito dizendo:
“Cadê o Covarde Melo?”, “Arregão”, “não tem propostas, por isso não foi ao debate”, “correu, medroso”, entre outras críticas.