10 benefícios da castanha de baru, um excelente aliado para nossa saúde

4
38803

Resultado de imagem para baruzeiro

Resultado de imagem para flor baru

Resultado de imagem para safra do baru

Resultado de imagem para baru

A castanha de baru tem um alto valor nutricional, esbanjando nutrientes antioxidantes, a exemplo da Vitamina E e zinco

O baru, conhecidíssimo por essas terras, é um tipo de amêndoa bastante comum em regiões como Goiás, norte de Minas Gerais, Mato Grosso e parte do Maranhão, mas que ainda é pouco popular mesmo entre as pessoas que tem uma alimentação saudável. É a castanha de baru, um fruto do cerrado que já mostrou ser excelente em termos de proteção cardiovascular.

Semelhante a outros alimentos saudáveis, como nozes, pistache e amendoim, o fruto do barueiro tem muitos benefícios, quando se trata do coração. Outro bom motivo para conhecer e provar a castanha de baru é o sabor. Além de gostosa, o seu gosto é semelhante ao do amendoim.

Qual o melhor jeito de consumir a castanha?

O mais indicado é comer o baru torrado, já que, assim, é possível inativar os chamados fatores antinutricionais, que podem interferir na absorção de minerais como cálcio e zinco.

Uma ideia é adicionar a castanha a preparações como bolos e saladas. Mas lembre-se: os benefícios apenas serão obtidos se a amêndoa de baru fizer parte de uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes.

Conheça outros 10 benefícios que o consumo da castanha do Baru pode trazer para a saúde, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.

  1. Alta concentração de proteína

A castanha de Baru conta com mais de 20% de proteína em sua composição nutricional. Ela consegue ser mais proteica do que a castanha de caju e que a castanha-do-Pará.

 2. Anti-reumatismo

As massagens com óleo de castanha de baru fortalecem as musculaturas e os ossos, o que previne as dores causadas pelo reumatismo.

3. Alto índice de ômegas 6 e 9

A castanha é um excelente aliado para a saúde do sangue, com propriedade de regular os níveis de colesterol sanguíneos.

4. Controle da anemia

castanha do Baru apresenta alta porcentagem de ferro, por isso é uma forma de prevenir anemia. Em 100 gramas de castanha, é encontrado 59% da recomendação diária de consumo de ferro.

5. Ajuda na queima da gordura localizada

Por apresentar substâncias que ajudam na reorganização dos adipócitos, as células de gordura, localizadas principalmente na região abdominal, a castanha é uma aliada para quem perder de vez a “barriguinha”. Além disso, a castanha tem uma substância que age exclusivamente sobre o efeito do hormônio do estresse (cortisol), impedindo o acúmulo de mais gordura nesta região.

6. Poder Cicatrizante

Por apresentar propriedades anti-inflamatórias, o consumo do Baru tanto internamente, com a alimentação, como externamente, com os óleos, é recomendável contra processos inflamatórios.

7. Alto Nível de Zinco

A castanha do Baru também apresenta uma excelente porcentagem de Zinco, em 100 gramas são encontrados quase 47% do consumo ideal diário de zinco. O zinco é um mineral que ajuda na imunidade e no controle de diversas doenças.

8. Poder Antioxidante

Por evitar a formação de radicais livres, o consumo de Baru também é antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células.

9. Aumento da Fertilidade

Não é a toa que o baru é chamado de Viagra do Cerrado. O seu consumo ajuda no aumento da fertilidade e na saúde sexual tanto masculina, como feminina.

10. Poder Hidratante

Por fim, uma informação para os cosméticos! O óleo essencial da castanha do baru tem um alto poder hidratante, o qual pode ser aplicado na pele, no cabelo e nas unhas.

 

*Com informações Celeiro Granel

 

Parceiro:

Buteko do Chaguinha: o melhor de Pirenópolis!

A imagem pode conter: comida e texto

Endereços:
Unidade Bonfim: Av. Meia Lua, Alto do Bonfim, em frente ao Museu Rodas do Tempo (1,58 km)
Unidade Carmo: Localizada no Alto do Carmo, próximo a Aldeia da Paz
(62) 98553-1934

4 COMENTÁRIOS

    • Eu não entendi por que ELIANE pediu desculpas no seu comentário ao identificar um ERRO GROSSEIRO neste esclarecedor artigo de CARLA ADRIANA.

      Outro equívoco do artigo é citar o AMENDOIM como um alimento saudável! A seguinte informação pode ser facilmente encontrada numa breve pesquisa no GOOGLE:

      Pra começar, o AMENDOIM costuma ‘abrigar’ uma MICOTOXINA chamada ‘AFLATOXINA’, substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos.

      Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here