Após pesquisa UFG anuncia: tintura de henna pode causar alergias e aumentar chances de câncer

2
552

 

 

Resultado de imagem para 10 marcas de henna utilizadas na pesquisa da ufg

 

Sabe aquela inofensiva​​ tintura de​​ henna? Que é usada para pintar cabelos e ultimamente virou febre entre as mulheres que querem ter uma sobrancelha bem definida e desenhada? Pois é, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, descobriram que a henna, produto comumente usado para preenchimento de sobrancelhas, pode causar alergias e aumentar chances de câncer. Os estudos colocaram à prova dez marcas diferentes e comprovaram que nenhum deles é 100% natural, como prometido nas embalagens.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, por meio de nota, que “na declaração de produtos registrados na Anvisa, os componentes são seguros”.

No entanto, conforme o texto da agência, se “identificadas na fórmula substâncias que não foram apresentadas à Anvisa e havendo a comprovação da irregularidade por análise fiscal, a empresa responsável pelo produto poderá sofrer sanções” que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O doutor em ciências da saúde Renato Ivan de Ávila, pesquisador que realizou os testes durante quatro anos, disse que as marcas de henna​​ testadas mostraram a presença de uma substância conhecida como PPD. Segundo ele, o item é químico e usado para fixar a tinta na pele e nos pelos.

De acordo com o pesquisador, as amostras foram colocadas em contato com células humanas que, em 24 horas, apresentaram mudanças indicando alergias. Diante dos resultados e como não é possível precisar o que há na fórmula de cada henna, a pesquisa deve ser enviada à Fundação Oswaldo Cruz, instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Saúde, que pode pedir nova legislação à Anvisa.

Também segundo Renato, a legislação brasileira permite o uso dessa substância desde que a concentração dele seja de até 6% na fórmula, mas é totalmente proibida em alguns países, como o Canadá.

​​ “É importante gerar esse monitoramento e que as empresas se adequem a ele”, afirmou a também pesquisadora e coordenadora do laboratório de Farmácia da UFG, Marize Valadare.

Fonte: G1GO

 

Parceiro:

 

 

A imagem pode conter: texto

 

Av. Sizenando Jaime n° 03-b - Centro

(62) 3331-1133

Laboratório médico

Horário de atendimento: das 07h00 às 18h00

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Usuários das tinturas Henna, eu uso há muitos anos Henna Surya creme. Sinto alergia em Todas tinturas, meus cabelos estão com 90% de brancos. Agora q opção teremos? Pois foi minha medica Dermatologista quem indicou. Desde então nunca mais usei outro tipo de tinta, nem posso, pois a Henna não combina com nenhuma outra tinta. Sempre achei estranho, ela ser 100% NATURAL, mas não combinar com nenhuma outra tinta.
    Agora ela é condenada por esta pesquisa, mas não dão opções de outras tintas que não fazem mal. Aguardo resposta, pois mulher q não tem tempo de estar indo em salão não pode ficar sem pintar o cabelo.

  2. Usuários das tinturas Henna, eu uso há muitos anos Henna Surya creme. Sinto alergia em Todas tinturas, meus cabelos estão com 90% de brancos. Agora q opção teremos? Pois foi minha medica Dermatologista quem indicou. Desde então nunca mais usei outro tipo de tinta, nem poço, pois a Henna não combina com nenhuma outra tinta. Sempre achei estranho, ela ser 100% NATURAL, mas não combinar com nenhuma outra tinta.
    Agora ela é condenada por está pesquisa, mas não dão opções de outras tintas que não fazem mal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here