Butanvac e Versamune: saiba tudo sobre as duas vacinas 100% nacionais contra a covid-19

0
263

Hoje(26), a Anvisa recebeu dois pedidos para a realização de testes da fase 1 e 2 para imunizantes 100% nacionais contra a covid-19 . Uma é a Butanvac, uma vacina produzida no Instituto Butantan, a outra é a Versamune desenvolvida em parceria entre duas empresas e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (USP). Tanto da Butanvac, como a Versamune entraram com pedidos junto à Anvisa para testes clínicos.

Butanvac

O Instituto Butantan está trabalhando em uma vacina contra covid-10, chamada de Butanvac, a solução está em desenvolvimento desde 2020 e o órgão de pesquisa pretende iniciar os testes em humanos em breve. O Instituto Butantan disse que vai pedir aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar testes clínicos com sua nova vacina. Assim, voluntários poderão tomar o imunizante e ajudar no desenvolvimento do medicamento.

Os testes que serão colocados para aprovação na Anvisa tem como objetivo assegurar que a vacina é segura e consegue combater o coronavírus de maneira efetiva. Durante as fases 1 e 2 de desenvolvimento, 1.800 voluntários devem tomar a Butanvac.

Caso os resultados sejam promissores, o Instituto Butantan poderá iniciar a fase 3 de testes, que promete imunizar até 9.000 voluntários para garantir a eficácia da vacina brasileira. Se a vacina for aprovada para uso emergencial, o governo de São Paulo pretende produzir cerca de 40 milhões de doses da Butanvac até o final de 2021. A produção da vacina deve começar em maio. Além do Brasil, o imunizante também deve ser distribuído no Vietnã e Tailândia, onde os testes da fase 1 com o imunizante já começaram.

Versamune

O projeto Versamune é monitorado pelo Ministério da Saúde e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi protocolado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização de estudo fase 1 e 2 de uma vacina brasileira.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), coordenados pelo Prof. Célio Lopes, em parceria com a empresa Farmacore Biotecnologia e a PDS Biotechnology (EUA), desenvolveram o imunizante Versamune®️-CoV-2FC já realizando os estudos pré-clinicos em animais. Agora, após análise da Anvisa, a equipe terá apoio financeiro do governo federal para realização de testes em 360 voluntários.

Os resultados dos estudos não-clínicos (toxicidade e imunogenicidade) obtidos até o momento demonstram qualidade e competitividade para ser um sucesso nacional e global no controle da covid-19. A vacina demonstrou capacidade de ativar todo o sistema imunológico – imunidade humoral, celular e inata, induzir memória imunológica e proteção de longo prazo.

Segundo os procedimentos da Anvisa, a análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais. *Com informações de CNN, Veja, Poder360.

 

Parceiro:

Clínica Santa Ana

Nenhuma descrição de foto disponível.

Agende já ! Aqui você encontra consultas e exames ao alcance de todos. Estamos localizados em frente ao Hospital Estadual Ernestina em Pirenópolis. i
Telefones: 3331-4338 WhatsApp: 98174-2546

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here