Cientistas desenvolvem colírio que “derrete” a catarata nos olhos

0
726

 

Resultado de imagem para cientistas desenvolvem colirio de derrete catarata do olho


Colírio deverá ser utilizado duas vezes ao dia
Foto: Reprodução Pixabay

Pesquisadores americanos estão desenvolvendo um colírio que irá substituir a cirurgia de catarata. Os cientistas descobriram uma substância capaz de “desembaçar” o cristalino, parte do olho que funciona como uma lente e é substituída por outra artificial durante a cirurgia. O colírio pode estar disponível nas farmácias em até cinco anos.

O composto “lanosterol”, utilizado pelos pesquisadores, já foi testado em cães e coelhos idosos e em seis semanas melhorou significativamente a visão dos animais. De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, a substância é capaz de romper as proteínas que escurecem o cristalino.

A teoria dos pesquisadores é que o corpo produz o lanosterol naturalmente quando jovem, mas a produção fica comprometida durante o envelhecimento, fazendo com que a lente natural dos olhos fique “suja”. Com a utilização do colírio, a substância seria ministrada duas vezes ao dia para “limpar” o cristalino.

A expectativa é de que os primeiros testes sejam feitos em seres humanos nos próximos dois anos. A catarata é a principal causa da cegueira e afeta mais da metade dos idosos no mundo. Atualmente, o único tratamento disponível é a cirurgia, que muitas vezes precisa esperar que a visão do paciente se deteriore o suficiente para ser submetido ao procedimento.

Fontes: Jornal Ciência e O Globo

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: casa, céu e atividades ao ar livre

Clínica Santa Ana – Medicina Espacializada

Sua saúde em boas mãos!

☎️3331-4338 Whatsapp 98174-2546

Rua Pireneus – Em frente ao Hospital Ernestina

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here