DESCOBERTA: açafrão-da-terra revoluciona no combate à dor

18
38830

 

A handful of  turmeric capsules on white reflective ceramic surface, with the contents of one spilled open ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​​ 

 

 

Artrite, artrose, hérnia de disco, tendinite, enxaqueca​​ e outras dores intensas,​​ só quem tem que viver com alguma dessas condições sabe como estraga a vida, e como pode ser difícil conseguir alívio contra ​​ essas​​ dores.

Os analgésicos comuns parecem não fazer mais efeito, antiinflamatórios não deveriam ser tomados por muito tempo. E todos esses remédios atacam o estômago e nem sempre podem ser tomados por quem já faz uso de outros remédios. Por isso, muitas pessoas são obrigadas a continuar sentindo dor e ter sua mobilidade e alegria de viver reduzidas por falta de opções.

Mas, esse tormento parece ter chegado ao fim graças aos segredos escondidos na inocente cúrcuma​​ /​​ açafrão-da-terra. Uma planta que consumimos como tempero no dia a dia, sem suspeitar que, em doses altas, ela pode ser um poderoso antiinflamatório que simplesmente acaba com essas dores crônicas de forma natural, sem contraindicações ou efeitos colaterais.

Açafrão-da-terra​​ /cúrcuma: entenda a descoberta

A dor que você sente, seja ela nas juntas ou nos músculos, é resultado de uma inflamação. Analgésicos não tratam a inflamação, a causa do problema, só maquiam o sintoma da dor. E os antiinflamatórios farmacêuticos têm ação limitada no tratamento das dores crônicas, pois não deveriam ser tomados indefinidamente.

A saída para esse problema seria um anti-inflamatório natural, sem contraindicações e que não atacasse o estômago, mas que funcionasse tão bem quanto o melhor anti-inflamatório farmacêutico.​​ 

E é aí que entra a cúrcuma​​ /​​ açafrão-da-terra. Ela é rica em curcumina, uma substância de efeito antiinflamatório conhecido há anos e comprovado por mais de 10.000 estudos independentes no mundo. Com a concentração certa de curcumina, os estudos comprovaram que a cúrcuma combate com sucesso a dor e à inflamação, sem nenhum dos efeitos colaterais associados aos farmacêuticos comuns. A cúrcuma pode ser tomada sem interrupção, sem quaisquer riscos e é extremamente eficaz no combate a dor.

Mas, não é simplesmente temperar a comida com​​ açafrão-da-terra​​ /​​ cúrcuma. Todo tratamento, natural ou não, depende da dose correta, da concentração correta e do meio de administração correto para funcionar.

A cúrcuma​​ /​​ açafrão-da-terra é​​ usada para tempero​​ e​​ tem uma concentração muito baixa de curcumina, o que exigiria uma dose diária quase impossível de se consumir. Além disso, o calor da comida degrada a curcumina, o que faz com que a Cúrcuma que usamos de tempero não tenha qualquer ação contra a dor.

A resposta veio dos Estados Unidos e já chegou ao Brasil. Descobriu-se que​​ técnicas de cultivo orgânicas, sem agrotóxicos, produzem uma planta de qualidade superior e maior concentração de curcumina. Essa cúrcuma de alta concentração de curcumina pode ser usada com sucesso para fins terapêuticos, uma vez que é transformada em cápsulas.

Com isso, a revolução começou. A cúrcuma de alta concentração em cápsulas passou a ser recomendada e consumida por americanos de todas as idades e estilos de vida, que encontraram nela o alívio para a dor. São idosos que voltaram a brincar com os netos e a ser capazes de cuidar de sí novamente sem ajuda, maratonistas que ganharam mais resistência contra a dor para correr mais longe, executivos que deixaram de sofrer de tendinite ao usar o computador, mulheres que nunca mais sofreram de enxaquecas menstruais... os casos de sucesso só aumentam e nenhum efeito negativo foi constatado.

Tratamento das dores

Poderoso Anti-inflamatório natural, resolve as dores articulares (artrite e artrose), dores musculares, hérnia de disco, nervo ciático, dores de cabeça, dores nas pernas

Bom para o Coração

Combate o colesterol ruim e melhora a circulação, prevenindo doenças cardiovasculares e varizes.

Protege o Fígado

Ajuda a proteger o fígado contra toxinas, diminuindo o efeito nocivo de outros medicamentos e do álcool nesse órgão.

Cérebro afiado

Estudos apontam que pode ajudar na prevenção de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. Ela aumenta a oxigenação no cérebro, contribuindo para a saúde do sistema nervoso.

Mais alegria e disposição

Estudos indicam que o consumo de cúrcuma melhora o humor e dá mais vitalidade no dia a dia. Afinal, sem dor, a vida fica muito melhor de viver!

 

***Definição de Cúrcuma ou Açafrão-da-terra no Wikipédia***

O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como curcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Da sua raiz seca e moída se obtém uma especiaria homónima, utilizada como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Não deve ser confundido com a especiaria extraída das flores de Crocus sativus, chamada somente de açafrão.

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores/fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Propriedades medicinais

Possui o composto ativo curcumina, que, juntamente com outros curcuminóides, têm sido estudado pela medicina para a prevenção e o tratamento de diversas condições médicas. Porém, a qualidade de muitos estudos e da interpretação dos resultados têm sido contestados.

Os potenciais benefícios alegados incluem: atividade anti-inflamatória; ação antioxidante; redução do nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes; redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares; tratamento do mal de Alzheimer; e prevenção de câncer.

Apesar dos potenciais benefícios para a saúde, a curcumina é mal absorvida pelo trato gastrointestinal, sendo quase totalmente excretada nas fezes; portanto o consumo por via oral produz apenas traços da substância no sangue.

 

Fonte: Site Saúde Senior

 

 

18 COMENTÁRIOS

  1. Estou com chikungunya e o suco de açafrão com gengibre e uma fruta tem ajudado a diminuir as dores, tomo duas vezes ao dia. Uso a raiz do açafrão porque o pó eles falsificam.

  2. Eu comecei a usar a cúrcuma em pó (tempero comprado no supermercado) na quantidade de uma colher de chá e 1/3 da colher de chá de pimenta do reino. Coloco num copinho, rego com azeite, misturo e coloco na minha comida (arroz e feijão) . Fazem 6 meses que consumo quase que diariamente no almoço. Minhas enxaquecas sumiram completamente. Tinha crises que duravam semanas. Não aguentava mais! Eu recomendo, seja persistente, consuma todos os dias e vai ver resultado.

  3. Tenho dor por todo corpo. Tem dia q nem posso sair da cama. Fui na neuro e ela deu analgésicos fortes e nem resolveu. Sinto dores muito forte e atras da orelha sinto fisgadas como se eu estivesse espetando uma agulha. Nao sei mais o que faço. Meus dias sao nebulosos,triste. Nao tem inverno nem verao a dor é a mesma. Fora as dores nas articulacoes.

    • Tenta ir num reumatologista. Eu tinha dores como vc, eram constantes, porém piores no inverno. Devo ter passado uns 25 anos assim, chegava a chorar de desânimo. Descobri que tenho fibromialgia e comecei o tratamento. Remédios me fizeram melhorar, mas o principal é exercício físico, alimentação e diminuir o nível de stress.
      Tenta, quem sabe vc consegue um diagnóstico correto para estas dores.

    • Estou com o mesmo problema, porém estou fazendo Osteopatia, melhorou bastante. Dê uma olhada no YouTube em exercícios do Método Mackenzie, vai ajudar muito também.

  4. Oi Reia Martins e aos usuários que estão lendo esta matéria. Ao usar o acafrão deve-se consumir não mais do que 10 gramas ao dia ! o principio ativo do açafrão é melhor absorvido quando consumido com gorduras como exemplo caldo de feijão, caldo de carne, sopas entre outros alimentos (procure não ferver a cúrcuma, apenas adicionar na hora de consumir).

    E por fim se você quiser aumentar a eficácia da cúrcuma em 2000% (20 vezes mais) adicionar pimenta do reino pois os principios ativos da cúrcuma junto com a pimenta aumenta e se potencializa reduzindo bruscamente dores crônicas e intensas no nosso corpo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here