Governador Ronaldo Caiado está trazendo 87 mil doses de Coronavac, que começarão ser aplicadas na próxima quarta (20), em Goiânia e Anápolis

0
492

Hoje (18) bem cedo, o governador Ronaldo Caiado, embarcou para São Paulo, onde se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e outros governadores, para adquirir  pessoalmente as vacinas que serão aplicadas nos goianos. Garantiu sucesso em sua viagem e já está trazendo para Goiás 87 mil doses da coronavac!

O governador Ronaldo Caiado, ainda lembrou que Goiás foi escolhido como local para que os brasileiros que deixaram Wuhan, na China, epicentro da Covid-19, cumprissem a quarentena. O grupo ficou 14 dias na Base Aérea de Anápolis, por isso a vacinação será iniciada na capital e no município de Anápolis. “Acho que nessa vacinação, a cidade de Anápolis tem que ser também homenageada nesse momento. Acho que deverão ser aplicadas as primeiras vacinas na capital e na cidade de Anápolis para mostrar também uma retribuição ao que o povo de Anápolis fez em um primeiro momento quando apareceu o foco da Covid, que ninguém conhecia”, disse o governador.

Nesse primeiro momento, as pessoas pertencentes ao grupo de risco serão priorizadas, mas esse já é o primeiro passo para garantir a imunização. “Vejam só, inicialmente vamos receber 7% das doses adquiridas pelo Brasil. Vocês não tem ideia da minha felicidade! Ainda assim, o momento é de cautela e devemos continuar seguindo todos os protocolos de prevenção. Vamos vencer esta pandemia”, frisou Caiado.

 

Situação de Goiás nesse cenário

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, o estado deve receber 7% do total de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, o órgão adquiriu 6 milhões de doses, que foram importadas do Instituto Butantan. Assim, o estado deve receber 450 mil doses.

Insumos

As mais de 1 milhão de seringas e agulhas começaram a ser distribuídos na última sexta-feira (15) e o trabalho deve ser concluído hoje (18). Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que serão responsáveis por repassar aos 246 municípios.

Segundo o governador, assim que as doses chegarem ao estado, serão “imediatamente” distribuídas para as cidades.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

Inicialmente, a expectativa é que os primeiros a serem imunizados sejam idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

*Com informações de Ronaldo Caiado, Mais Goiás e G1GO

Parceiro:

A imagem pode conter: texto que diz "ACADEMIAFM FORÇA& MÚSCULO"

Rua Benedito Pina, 8

(62) 3331-2154

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here