Hoje na nossa coluna, Lenísia Septimio fala um pouco sobre a trombose, porque depois da COVID, tem aumentado muito os casos.
O que é trombose?
A trombose acontece quando existe formação de um coágulo de sangue em uma ou mais veias das pernas e coxas, bloqueando o fluxo sanguíneo, causando inchaço e dor no local. O caso é mais sério, quando o coágulo se solta, se movimenta na corrente sanguínea, aí se forma a embolia. A predisposição genética, idade avançada, sedentarismo, colesterol alto, várias hospitalizações e cirurgias, obesidade, uso de anticoncepcional, consumo de álcool, fumo, o stress e uma alimentação pobre de nutrientes são fatores de risco para a trombose. Ela é decorrente da formação de coágulos em lugares onde não houve sangramento. As veias levam o sangue do corpo todo para ser oxigenado nos pulmões esta é uma função importante das veias e deve ser feita sem obstáculos.
Consequências da trombose: dor de cabeça, convulsões, desmaios, tonturas, náuseas e perda de força muscular principalmente nas pernas.
O que fazer para evitar a trombose?
Andar, não ficar sentado por muito tempo, se levantar para tomar água, café, andar até a porta da rua, ir ao banheiro, ser mais ativo e usar meias elásticas. Conselhos: adotar uma dieta nutritiva e saudável, andar, evitar o stress, se hidratar com agua na temperatura ambiente e sem gás.
Usar legumes: colorau, cenoura, brócolis, cogumelos, couve, nabo, aspargo, pepino, beterraba folhas e talos também, lentilha, ervilha, grão de bico e feijão. Verduras: agrião, acelga, chicória, alface, rúcula, e salsinha.Raizes: alho, cebola e curcuma. O chá de boldo é contra indicado.
Chás recomendados: gengibre, cavalinha, camomila, dente de leão e folha de amor agarradinho. Vamos cuidar da nossa circulação, do nosso corpo para evitarmos a trombose? Até a próxima!