Nota técnica da SES recomenda a volta do uso de máscara em Goiás

0
443

O recente aumento de número de casos de Covid-19 em Goiás, nas últimas semanas, fez com que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) emitisse uma nota técnica ontem, quarta-feira (30), com aviso importante sobre o uso de máscara no estado. O número de casos de pessoas infectadas com a covid-19 também vem aumentando bastante em Pirenópolis, para se ter uma ideia, a diferença do números de casos divulgados pelos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde semanalmente é muito grande, no penúltimo divulgado dia 18 de novembro, foi registrado 19 casos ativos e no último, do dia 25, notificaram 37. Hoje(01), é bem provavel que a SMS divulgue dados atualizados dos últimos dias de novembro.

A pasta recomenda que pessoas sintomáticas ou que estejam em contato com pessoas positivadas devem manter o uso de máscaras.

Além delas, indivíduos com sintomas de resfriado comum ou síndrome gripal e que tenham convívio com pessoas sintomáticas, como profissionais de saúde, trabalhadores de serviço de atendimento ao público e situações correlatas.

O uso de máscaras também deve ser mantido por pessoas não vacinadas contra a Covid-19, ou que receberam a imunização incompleta (com no mínimo quatro doses).

Indivíduos imunossuprimidas, pessoas maiores de 60 anos – em especial acima de 70 -, com doenças crônicas, gestantes com ou sem comorbidades, também devem usar o equipamento de proteção facial.

Em locais fechados com aglomeração frequente, como transporte público, agências bancárias, igrejas, supermercados, também é recomendado o uso de máscara.

As pessoas que estejam em locais abertos, como pontos de ônibus, filas de atendimento, ruas que funcionam como corredores comercias, também devem usar o equipamento.

Vacinação em Pirenópolis e no Estado

O esquema vacinal contra a Covid-19 varia conforme a faixa etária e estado imunológico. Para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias, o MS recomenda 3 doses (D1, D2 e D3). Já para as crianças de 3 anos a 11 anos 11 meses e 29 dias, duas doses (D1 e D2). Para os jovens de 12 anos aos adultos de 29 anos 11 meses e 29 dias, são recomendadas duas doses (D1 e D2), mais uma dose de reforço (DR). Já para a população que tem mais de 30 anos, o esquema vacinal inclui as duas doses iniciais – D1 e D2, mais dois reforços (DR e DR2), o que totaliza quatro doses.

Já as pessoas imunossuprimidas, entre as quais os transplantados, pacientes que fazem tratamento de câncer ou que têm doenças autoimunes, devem tomar a primeira e segunda dose (D1 e D2), a dose adicional (DA) e doses de reforço de acordo com a faixa etária e esquema vacinal primário.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Nenhuma descrição disponível.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "SUPERMERCADO SUPERME JK"

Supermercado Jk, o seu lugar preferido para suas compras!
Endereço: Avenida Jk, número 3331-2182
Fica aberto todos os dia da 07h00 às 20h00 e no domingo até 12h00

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here