Sábado é Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Pirenópolis

0
626

Postos de saúde PSF 1 – Carmo, PSF 2- Alto do Bonfim, PSF 3 – Alto da Lapa, Unidade Mista(antiga UPA), vacinam gratuitamente pessoas de todas as faixas etárias, especialmente entre 20 e 29 anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo encerra hoje, sábado (30) em todo o país com o Dia D, quando todos as unidades de saúde pública da região com sala de vacinação farão a aplicação gratuitamente das 8h às 17h. O público-alvo são pessoas com idade entre 20 e 29 anos que não tenham tomado a vacina contra a doença, não lembram se tomaram ou não possuem mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização. Pessoas de outras faixas etárias também podem se vacinar.

A procura tem sido baixa: na segunda fase da campanha, iniciada no dia 18 de novembro, registrou apenas 894 imunizados até o dia 23 — 31% deles pertencentes à faixa etária de 20 a 29 anos. O que preocupa especialistas como o infectologista Ivan Leal de Moura Junior.

— O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave, que pode gerar sequelas principalmente em crianças e pessoas de idade. Ela pode inclusive evoluir para uma encefalite ou pneumonia. E a forma mais acessível de prevenir e evitar um surto é através da vacinação — orienta o médico.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa com sarampo pode contagiar entre 12 e 18 pessoas com a doença. 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) atualizou, o boletim epidemiológico de sarampo no Estado. Ao todo já foram notificados 127 casos suspeitos da doença. Destes, 70 foram descartados e 53 seguem em investigação. Quatro casos foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano.

Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Que deve se vacinar

– Bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

– Crianças com um ano: dose um

– Crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

– De 20 a 29 anos: duas doses

– De 30 a 49 anos: uma dose

Parceiro:

CLÍNICA SANTA ANA

Nenhuma descrição de foto disponível.

Venha para a Clínica Santa Ana!

☎️3331-4338 Whatsapp 98174-2546

Rua Pireneus – Em frente ao Hospital Ernestina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here