Secretário de Saúde de Pirenópolis, Hishan Hamida, avalia a situação epidemiológica. “Não temos a Ômicron e estamos com uma taxa de positividade média de 16% dia, semelhante ao que acontece em todo o país e a orientação nesse momento é de que não aconteça festas”.

0
267

Nenhuma descrição disponível.

O secretário de Saúde, Hisham Hamida, através da Assessoria de Impressa da Prefeitura, respondeu algumas perguntas formuladas pelo jornal Pirenópolis Online, avaliando a situação atual da pandemia no município. De acordo com as projeções da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a tendência é a manutenção de um número de novos casos nos próximos dias, em virtude do reflexo epidemiológico de 7 a 10 dias (última semana), semelhante ao que acontece em todo o país. Está estável, com uma taxa de positividade média de 16% dia.

Temos um novo cenário e características do vírus no mundo e também em Pirenópolis, que é o perfil de ter uma capacidade de transmissibilidade maior e com infecção mais leve. Outro fator importante que vem sendo observado é a combinação de duas doenças, uma circulação intensa do vírus influenza e a recirculação da covid-19.

O número de pessoas com vírus ativo até essa quinta-feira (13), chegou a 610 casos. Porém, apesar do aumento do contágio nas últimas semanas, a alta nos casos não está ocasionando o colapso do sistema de saúde semelhante ao que ocorreu na pior fase da pandemia em maio de 2021. “O nosso boletim sai diariamente às 19 horas e é publicado pelo perfil do instagram (@saudepirenopolis). Até o momento, temos os dados divulgados ontem por este boletim, que eram de 610 casos. Não temos a circulação da Ômicron e a transmissibilidade está estável, com uma taxa de positividade média de 16% ao dia. O aumento está dentro da média nacional, que é considerado alto. Hoje, temos duas pessoas internadas”, revelou o secretário.

A diminuição do número de óbitos e casos graves é um reflexo da imunização. Apesar do número de contaminados ser grande, a gravidade dos casos tem sido menor graças à vacina.  O município não apresenta óbitos desde 30 de setembro, ou seja, há mais de 3 meses, além disso, a ocupação de leitos exclusivos para a doença em Pirenópolis está controlada.

A SMS faz testagens diárias, “em média, na rede pública, são realizados 300 testes. Entretanto, vale frisar que não há limite de testagem, todos que atenderem aos critérios (apresentar sintomas) serão atendidos. Além da média das 300/dia de testagem, as unidades básicas de saúde do município têm realizado cerca de 150 atendimentos/dia”, explicou.

O secretário de Saúde também destacou a importância das medidas preventivas como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social para evitar a propagação do vírus, além da vacinação com todas as doses recomendadas para evitar o agravamento dos sintomas, caso a pessoa seja contaminada. “Estamos trabalhando com as medidas de biossegurança em voga no último decreto”.

Questionado sobre a liberação de festas durante o Carnaval, a orientação da secretaria nesse momento é de que não aconteça festa.

A vacinação continua

Para completar o ciclo vacinal, as pessoas devem procurar a UPA – Unidade Mista de Saúde, localizada na Rua Virgílio Araújo Godinho, quadra 03, lote 08, Jardim Estrela Dalva II, de segunda a sexta de 08h00 às 16h30, com a documentação necessária que é: RG, CPF, Cartão do SUS de Pirenópolis e Cartão de Vacina. Foto: @cristianoguia_piri

Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM QUINTA 13/01/2022 -19h COVID-19 TESTADOS NAS ÚLTIMAS 24H 13.995 TOTAL DE TESTADOS 389 TESTADOS (REDE PUBLICA) 337 TESTADOS (REDE PRIVADA) 52 3487 CONFIRMADOS 2817 RECUPERADOS ATIVOS 610 ÃBITOS Secretariade SAUDE 60 CIDADE PIRENÓPOLIS NOSSO BEM MAIOR SUS"

Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM QUARTA 12/01/2022 19h COVID-19 TESTADOS NAS ÚLTIMAS 24H 13.606 TOTAL DE TESTADOS 297 TESTADOS (REDE PUBLICA) 231 TESTADOS (REDE PRIVADA) 66 3389 CONFIRMADOS 2792 RECUPERADOS ATIVOS 537 ÓBITOS Secretaria de SAÚDE 60 CIDADE PIRENÃPOLIS NOSSO BEM MAIOR SUS"

Parceiro:

CLÍNICA SANTA ANA

Nenhuma descrição de foto disponível.

Rua Pireneus, 46 (em frente ao Hospital Ernestina)
Ligue e agende seu horário!
3331-4338 Watzap 98174-2546

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here