Pirenópolis atende parcialmente decreto estadual e impõe toque de recolher a partir das 00h00

1
2341

Foto: Pirycity instagram

Nenhuma descrição disponível.

Nenhuma descrição disponível.

A Prefeitura Municipal de Pirenópolis convocou para a manhã de hoje (28), uma reunião com todo empresariado local para expor dados, apresentar o Comitê Técnico e Científico de Enfrentamento à Covid-19 e o Guia com normas para conter a disseminação do vírus.

A reunião foi realizada no Chafariz Grill e contou com praticamente todos os segmentos do comércio. Dentre eles, estavam presentes representantes de supermercados, laboratórios médicos, bares e restaurantes, pousadas, bancos, farmácias, auto escolas, atrativos naturais, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, escolas etc. Para José Alessandro, gerente do Supermercado Jk, essa reunião é bastante necessária, “temos que seguir todas as normas impostas para conter esse vírus”, disse.

Marilene Chaves, Diretora da Escola Estadual Joaquim Alves, disse que está em busca dos dados que representam a realidade de Pirenópolis. “As escolas estão diante de uma possível volta e para voltarmos, temos que saber como está o município. Não posso colocar, meus funcionários, os alunos, os professores e nem os familiares em risco. Diante do que estamos acompanhando, temos que ter cuidados e esta reunião é um diagnóstico”. A atendente e técnica do Laboratório Pasteur, Sâmia Kelem, ressalta que a prefeitura deve tomar medidas mais rígidas de proteção à população e aos turistas.

Todos presentes respeitaram o distanciamento e os protocolos de segurança exigidos. No início, o secretário de Administração, Sérgio Rady, explicou que o encontro foi realizado com o intuito de informar quais ações estão sendo tomadas para o enfrentamento da pandemia, apresentar os profissionais da área e ouvir as sugestões do empresariado. “Foi montado o Comitê Técnico e Científico de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde que elaboraram um Guia com todas as ações de contenção do vírus. Estamos aqui hoje, para juntos seguirmos o melhor caminho”, enfatizou.

Logo em seguida, a secretária interina Fernanda Teles, disse que tanto o Guia quanto as medidas a serem tomadas estão disponíveis no site da prefeitura. “Na verdade, não houve praticamente nenhuma alteração e as medidas sanitárias seguidas, são as mesmas desde o início da pandemia, prevalecem da mesma forma, com distanciamentos, higienização e capacidade de carga”, completou..

Questionados sobre as barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a prefeitura disse que elas não serão de caráter restritivo e sim educativo. Isso gerou um descontentamento entre os presentes, Caio Padovane Brigatti, representante do setor hoteleiro, gerente da Pousada Cavaleiro dos Pireneus, reafirmou a importância delas para evitar grandes aglomerações e o turismo de massa e citou o sucesso do último réveillon que agradou a todos. “Este momento de incerteza está causando prejuízos ao setor, pois os pacotes só serão vendidos quando tudo for estabelecido. É muito importante a exigência dos vauchers nas entradas. Temos que evitar o turismo de massa e oferecer mais segurança”, frisou.  Diante dos questionamentos, a secretária de Turismo, Vanessa Leal, esclareceu que as sugestões serão acatadas e até a próxima segunda-feira (01), apresentará o que será seguido durante o carnaval.

O Que Mudou?

A Prefeitura de Pirenópolis acatou parcialmente o decreto do Governo do Estado e estabelece Toque de Recolher das 00h00 às 06h00.

As normas para funcionamento do comércio está como antes, com aferição de temperatura, higienização com álcool 70% e hipoclorídrico, uso de máscara.

Capacidade de carga: Atrativos Naturais: 50%, bares e restaurantes: 65% e pousadas: 80%.

Números

Segundo os números apresentados na reunião, Pirenópolis tem hoje: 107 casos suspeitos 52 casos descartados, 55 infectados, sendo que 22 se recuperaram e 33 estão em tratamento  e 01 óbito. Se alguém estiver com sintomas gripais e para maiores informações ligar na Osego, local destinado exclusivamente ao combate ao coronavírus. 3331-2179, na Rua Aurora, abaixo da Igreja do Bonfim.

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição disponível.

R. Anduzeiro, 10 – s 2 – Vila Anduzeiro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here