Quer saber se é fake news? Confira lista de sites de checagem de fatos, os chamados Fact checking

0
265

 

Pare agora de espalhar boataria. Além de contaminar o ambiente vai tornando a comunicação pela internet inútil. A melhor forma de evitar as chamadas fake news é cada um tomando mais cuidado com a própria reputação de repassador de bobagens.

Agora não tem mais desculpa para não verificar se aquele vídeo mostrando uma mulher saltando de bungee jump sem corda é só uma questão de ângulo de filmagem ou se aquela mulher com cabelo oxigenado é realmente de uma satanista sacrificadora de bebês (caso que levou ao linchamento de uma dona de casa inocente no Guarujá).

Para auxiliar na busca pela veracidade dos fatos, o site Pirenópolis Online disponibiliza aos internautas preocupados em não disseminar fake news podem contar com uma lista destes sites ou blogs disponível para checagem, confira algumas delas:

Agência Lupa ​​ ​​​​ https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking.

Aos Fatos ​​ https://aosfatos.org/

Diariamente, jornalistas de Aos Fatos acompanham declarações de políticos e autoridades de expressão nacional.

Boatos.org ​​ http://www.boatos.org/

Criado em junho de 2013, o Boatos.org é atualizado diariamente graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade.

É Isso Mesmo​​ https://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/

Blog formado por uma equipe de jornalistas do jornal O GLOBO especializados em checagem de informações apresentadas por políticos ou disseminadas nas redes sociais.

E-farsas​​ http://www.e-farsas.com/

Com a intenção de usar a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam, o E-farsas.com nasceu no dia 1º de abril (!!!) de 2002.

Holofote​​ (61) 99555.2589

Os internautas poderão encaminhar mensagens de texto, de áudio ou de vídeo para serem verificadas pela equipe do primeiro núcleo de checagem de fatos do Distrito Federal. O número de contato é (61) 99555-2589.

Truco ​​​​ https://apublica.org/checagem/

O Truco é o projeto de fact-checking da Agência Pública desde 2014, com o objetivo de verificar frases de políticos e personalidades.

UOL Confere ​​ ​​​​ https://noticias.uol.com.br/confere/

Iniciativa do UOL que conta com uma equipe de repórteres para checagem e esclarecimento de fatos, desde janeiro de 2017. A ideia é não apenas desmentir as fake news, mas também contextualizar fatos, com dados, números, mostrando seus desdobramentos.

Quatro cantos​​ http://www.quatrocantos.com/lendas/

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fact Checks do Observador ​​​​ https://observador.pt/seccao/observador/fact-check/

Em Portugal, o serviço de fact-checking​​ lusitano​​ é o​​ Observador.

 

Parceiro:

 

 

(62) 3331-1951

contato@mellilotus.com.br

http://www.mellilotus.com.br/

Fábrica: Rua Maria Luiza Cintra,​​ 

Qd. 05, Lt. 10-11,​​ Vila Cintra

Mellilotus Empório Natural

R. Comendador Joaquim Alves - Centro

Pirenópolis / GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here