Goiás é o 10º estado mais visitado do país, diz IBGE

0
137
Cachoeira dos Dragões em Pirenópolis — Foto: Reprodução/Prefeitura de Pirenópolis

Cachoeira dos Dragões em Pirenópolis — Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou em estudo divulgado ontem (06) que Goiás teve um aumento de 21,2% no número de turistas que vieram para o estado em 2021, em comparação a 2020, se configurando como o 10º estado do país mais procurado pelos viajantes. Conheça abaixo alguns dos destinos que encantam os visitantes.

A pesquisa ressaltou que esse aumento pode ter tido influência da pandemia da Covid-19, já que 2021 e, principalmente, 2020, foram marcados por restrições impostas pela crise sanitária.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2020/2021, entre as mais de 12,2 milhões de viagens nacionais que ocorreram no país, 458 mil tiveram Goiás como destino principal em 2021. Em 2020, por outro lado, esse número foi de apenas 378 mil.

O estudo também mostra que os gastos totais nas viagens também aumentaram em 26,3% ao comparar 2021 com 2020, uma vez que em 2021 foram gastos R$ 349,1 milhões e em 2020 apenas R$ 276,4 milhões.

Veja os principais destinos turísticos em Goiás:

Cachoeira Bonsucesso em Pirenópolis — Foto: Reprodução/Prefeitura de Pirenópolis

Cachoeira Bonsucesso em Pirenópolis — Foto: Reprodução

Pirenópolis, que fica no Entorno do Distrito Federal, é considerado um dos maiores destaques do turismo em Goiás. Além de ser uma cidade colonial repleta de cenários históricos, o município abriga o Parque Estadual Serra dos Pirineus, que contém várias trilhas e cachoeiras.

Quem vai à cidade ainda tem a oportunidade de ir ao Museu das Cavalhadas, para conhecer mais sobre a tradição da região, e conhecer a Cidade de Pedra, um sítio arqueológico do município.

Praça do Coreto, um dos pontos turísticos da cidade de Goiás — Foto: Millena Barbosa/g1

Praça do Coreto, um dos pontos turísticos da cidade de Goiás — Foto: Millena Barbosa/g1

cidade de Goiás, que fica a 140 km da capital, é a antiga capital do estado e o berço da cultura goiana. Em 2001, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O município conta com uma das cachoeiras mais famosas de Goiás, a Cachoeira das Andorinhas, e encanta seus visitantes com suas características históricas.

Na cidade, é possível conhecer a casa da poetisa e doceira, Cora Coralina, às margens do Rio Vermelho, a Praça do Coreto e o Parque Estadual da Serra Dourada.

 Caldas Novas e Rio Quente
Rio Quente Resorts em Goiás — Foto: Divulgação/Redes Sociais Rio Quente Resorts

Rio Quente Resorts em Goiás — Foto: Divulgação/Redes Sociais Rio Quente Resorts

Caldas Novas, no sul de Goiás, segundo o Governo de Goiás, possui o maior manancial hidrotermal do mundo. Por ser um dos principais destinos escolhidos para as viagens, o município conta com uma infinidade de hotéis e parques aquáticos de água para receber os turistas.

Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade estão o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, no Morro do Capão, e o Jardim Japonês.

Próximo à Caldas Novas, também há o município de Rio Quente, que, também segundo informações do governo de Goiás, é banhado pelo maior rio de águas quentes do mundo. Na cidade, são disponibilizadas atrações diversas ao público, como canoagem, tirolesa, cascatas e brinquedos como tobogã.

Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás — Foto: Marcello Dantas/Leve de Viagem

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás — Foto: Marcello Dantas/Leve de Viagem

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.

Viajantes que vão ao parque da Chapada dos Veadeiros contam que o reconhecimento é merecido por diversos fatores: as trilhas, a beleza das cachoeiras, a energia mística e o próprio Cerrado estão entre os itens que fazem o local se destacar não só no Brasil.

O parque foi criado em 1961 e, atualmente, tem 240 mil hectares. Ele pode ser visitado durante todo o ano.

Aruanã

Beira-rio em Aruanã — Foto: Marcelo Nunes

Beira-rio em Aruanã — Foto: Marcelo Nunes

Localizada no encontro entre os rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale, a cidade de Aruanã, na região oeste de Goiás, possui uma vista privilegiada do rio Araguaia.

Segundo informações da Prefeitura, a cidade que vive do turismo é procurada por seus visitantes especialmente pela pesca esportiva, pela aventura e o turismo ecológico, mas as praias de rios também oferecem lazer que divertem os turistas. Com informações de G1GO

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "同大同 PAX Pirenopolina Familia apoiando familias GRUPO SENAP Com Você er Todos os Momentos"

Conheça os convênios, planos e faça parte do melhor plano de assistência familiar da região na Pax Pirenopolina.
Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here