Pirenópolis emite novo decreto na tarde desta quinta (15), com restrições para o turismo e comércio em geral

0
1020

Foto: Pirycity

No final da tarde desta quinta-feira (15), o Prefeito Nivaldo Melo (PP) sancionou o Decreto N° 3.673, seguindo o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado(DEM), com restrições para o comércio não essencial no sábado e domingo. Bares, restaurantes, hotéis, casas de aluguel, atrativos e comércio em geral terão novas regras.

O documento começa a valer a partir de hoje (15). Entre as mudanças ficam proibidos, sábado a domingo, o ingresso na cidade. Somente moradores portando comprovante de endereço ou adesivo disponibilizado pelo município poderão adentrar.

Os meios de hospedagens não poderão receber novos hóspedes no fim de semana, mas, será respeitado aqueles que já estavam devidamente hospedados com data anterior, desta forma, não terão acesso no sábado e domingo à cidade. A vigência deste decreto de hoje, fora destes termos, não será permitido novos turistas entrando na cidade.

Para bares e restaurantes ficou estabelecido que poderão funcionar somente no horário compreendido entre às 09h00 e 15h00 ou no período 16h00 às 22h00, no meio da semana seguirá o decreto estadual.

O decreto Municipal segue orientações do Decreto Estadual e orientação do Ministério Público local, o novo decreto determina o horário de funcionamento de 6 horas intercalado dos bares e restaurantes entre outros comércios durante a semana, sendo que no fim de semana todos estarão fechados .

A Prefeitura Municipal travou um grande debate com as autoridades Estaduais a fim de defender o que representa sábado e domingo para os grandes centros metropolitanos, nos destinos turísticos. Segundo alguns empresários, terça e quarta seria o período ideal para este fechamento proposto, mas a ideia será avaliada pelas autoridades. Neste mesmo movimento, se juntam ao debate outros municípios turísticos que concentram grande volume de trabalhadores e a cadeia produtiva. Após horas de conversação ficou acertado a manutenção da decisão do Estado até que se avalie outras alternativas para as cidades turísticas.

O prefeito ainda debateu a eficiência do decreto estadual em fechar dois dias da forma que está sendo proposto, mas, seguirá a lei em defesa da vida e em respeito às leis e o entendimento com MP local.

O índice de contaminação em Pirenópolis vem caindo, a Secretaria de Saúde registra um grande aumento de testes para identificar mais rapidamente eventuais casos de COVID, as cepas atuais têm sido muito agressivas, potencializando e muito outras comorbidades, levando muitos a óbitos. A cidade faz parte da Região Pireneus, mesmo que Pirenópolis tenha apresentado momentaneamente uma queda de contaminados e aumento dos recuperados, a cidade faz parte da região Pireneus que está em vermelho, os números recentes vem demostrando relevantes quedas no índice de contaminação o que deve elevar as cidades ao quadro amarelo de alerta nos próximos dias .
Recentemente a prefeitura de Pirenópolis conseguiu 4 sistemas respiradores para unidade de saúde local, um ganho importante mesmo que não suficiente pra garantir uma cobertura total aos doentes de COVID, muitos que estão internados no hospital local são de fora o que é natural para um sistema único de saúde.

A Lei seca foi imposta durante o final de semana, fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas.

Para coibir as ações que infringirem o novo decreto, a prefeitura terá fiscais nas ruas, drones e contará com novas viaturas caracterizadas da prefeitura, com fiscais e reforços da Polícia Militar para coibir festas e aglomerações na cidade e em especial nas redondezas.
A prefeitura aperfeiçoou um sistema de monitoramento de redes sociais para descobrir e ter maior agilidade na fiscalização, orientando e se preciso for, punido tais atos infratores.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "B MEIO AMBIENTE INTELIGENTE"

A Meio Ambiente Inteligente está atendendo seus cliente de forma digital, via whatsapp ou pelo telefone – (62) 99943-0993.

Endereço: Avenida Sizenando Jaime, quadra 26, número 32.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here