Decoração nos principais ruas e pontos turísticos da cidade
Durante o final do ano Pirenópolis fica mais linda do que já é. Ontem, foi inaugurada uma iluminação especial em espaços públicos e comércios, que chamam a atenção de muitas famílias. Com o nome “Pirenópolis: Natal cidade linda” adultos e crianças ficam encantados com a decoração temática, o que motiva mais a um convite para um bom passeio pela cidade.
O Centro Histórico recebeu iluminação nos principais monumentos como na Igreja Matriz, na Ponte de Madeira, na Praça do Coreto, Beira Rio, nas árvores e alguns moradores e empresários também decoraram suas fachadas. Além de decoração especial de Natal, será inaugurada essa semana a Casa do Papai Noel. Muitas pessoas, entre moradores e turistas irão visitar os locais decorados e aproveitaram para fotografar a cidade toda iluminada.
Segundo Marcos Gomes Vieira, Secretário de Esporte e Turismo e Desenvolvimento Econômico foram utilizadas na decoração temática mangueiras de led branca com alguns detalhes. “Optamos pelo simples, contornamos os principais lugares da cidade, como Igreja Matriz, Ponte de Madeira, Beira-rio, copas de árvores e as principais ruas do Centro Histórico, deixando-o ainda mais bonito. O que era lindo fica maravilhoso, não é toda cidade que possui um Centro Histórico como o de Pirenópolis, não queremos exageros, poluição visual, isso deixa a decoração confusa e sem nitidez. Tudo está bem clean, bem simples e ao mesmo tempo sofisticado”, salientou o secretário argumentando que baseado num comparativo do ano passado houve um aumento significativo no movimento comercial local. “Pirenópolis é considerada como baixa temporada, os meses de novembro e dezembro. Com essa iluminação natalina vendemos melhor a cidade, atraindo um público diferenciado com muitas famílias, aumenta a geração de empregos e por isso, entendemos que a iluminação é mais um atrativo turístico. Convidamos a população, os empresários e o comércio em geral que decore a fachada de suas casas e estabelecimentos, deixando a cidade ainda mais bela. Agrega valores e a cada dia que passa melhora um pouco mais”, complementou Marquinhos.
O secretário conta também que esse ano tem novidade. “Teremos um diferencial que é uma casa nova para o Papai Noel. “Estamos restaurando o antigo Mercado Municipal, pois estava desabando. Ele está sendo totalmente reformado. Deixaremos novo e lindo e posteriormente será destinado à sede da Banda Fênix, que até hoje não possui um local fixo pra ensaios e reuniões”, revelou.
A decoração da Casa do Papai Noel está sendo idealizada pelo produtor cultural, Demétrio Pompeu de Pina que fará um resgate ao antigo Mercado Municipal, usando elementos próprios, permitindo aos visitantes apreciar a beleza dos motivos natalinos e ao mesmo tempo resgatar a memória do local. Terá comercialização de alimentos e iguarias tradicionais da época. “A ideia é que se valoriza o Mercado Municipal trazendo a tradição e a rusticidade, que é a cara de Pirenópolis”, acrescentou Demétrio.
Para o empresariado local, a iluminação é bastante positiva. Samuel, proprietário do Restaurante Tempero do Rosário disse que é muito necessária essa decoração temática. “Temos que pensar na parte social, alegra as crianças, aquece o comércio e preserva a tradição, dando um charme a mais para a cidade”, disse.
Outro empresário que gosta muito desta época do ano é Renato Jayme, proprietário do Armazém São José. “Acho muito importante essa iniciativa da prefeitura. Também contribuo decorando minha fachada. Nessa época do ano, as pessoas ficam mais nostálgicas, gostam de apreciar o que é belo, por isso, acho que todos nós devemos fazer a nossa parte, decorando as fachadas. Percebo que há um aumento significativo nas vendas e no número de visitantes”, frisou Renato.
O casal, Júlio Delone e Tereza Delone, disseram que é muito interessante essa decoração natalina, pois deixa a cidade mais bonita e charmosa. “A meu ver, a prefeitura deveria priorizar em tapar os infinitos buracos nas ruas e avenidas. Pirenópolis é conhecida pelos grandes festivais no decorrer do ano, temos de música, de gastronomia, de teatro, etc e agora temos um festival de buracos. Acho isso um descaso administrativo que não utiliza uma solução definitiva para o problema e ano a ano, toma medidas paliativas e não definitivas. Isso pro turismo não é bom, pois detona com os carros que trafegam por aqui, irritando bastante as pessoas”, desabafou Júlio.
Aproveitando o espírito natalino que desperta entre outras coisas, a solidariedade das pessoas, a prefeitura estimula o projeto “Adote a Apae” que consiste numa doação de R$ 50,00 mensais para a instituição que caminha com muita dificuldade, correndo o risco de fechar suas portas e também que for visitar a Casa do Papai Noel deverá levar um quilo de alimento não perecível em favor aos mais necessitados.
Parceiros:
Rua do Rosário, ao lado da Igreja Matriz - (62) 3331-2706 Restaurante caseiro · Bar - Churrascaria
Rua Direita, número 92, qd 65, lt 07 – Centro (62) 3331-1103