As promessas feitas na noite da virada e os pedidos para que o próximo ano seja melhor do que o anterior já, são tradicionais. Diferente mesmo são as festas que agitam o mundo inteiro. Em Pirenópolis não é diferente. Uma dos destinos turísticos mais procurados, Pirenópolis espera receber 45 mil pessoas nesses cinco dias intensos de festa.
A prefeitura montou uma estrutura bem enxuta, queima de fogos e shows musicais foram descartadas devido a séria crise financeira que assola os municípios goianos, mas de acordo com o Secretário de Esporte e Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Gomes Vieira é esperado mais de 45 mil pessoas até o dia da virada. “Como no ano passado, não investiremos em queima de fogos de artifício, pois tivemos um corte grande de funcionários e não se justifica cortar na pele e destinar verbas pra festa. A contenção de despesas realmente foi necessária”, revelou Marquinhos.
Secretário de Esporte e Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Gomes Vieira
Ele conta que com o feriadão prologado de Ano Novo, a ocupação da rede hoteleira já chegou a 98%, “neste ano, o feriado do Natal superou o ano passado. A ocupação hoteleira ultrapassou de 90%, sendo que algumas pousadas, tiveram ocupação total, mas a movimentação deve aumentar durante o réveillon. Planejamos a data em conjunto entre a Prefeitura, Corpo de Bombeiro, Polícias Civil e Militar e departamentos de Infraestrutura e de Trânsito. Tivermos um aumento no efetivo de policiais, que desde o natal realizam a Operação Fim de Ano, tivemos um reforço significativo na limpeza, que será feita 24 horas, divididas em 3 turnos, das 5h00 às 11h00, das 11h00 às 17h00 e das 17h00às 23h00, no total são mais de 60 pessoas por dia e tivemos também a colocação de várias lixeiras e banheiros químicos espalhados pelo Centro Histórico”, esclareceu Marcos Gomes Vieira que aproveitou e fez um pedido: “Por favor, não roubem as lixeiras, todos os feriados estamos tendo uma perda significativa delas. São mais de 20 levadas. Por favor não peguem as lixeiras”, implorou.
Outra novidade é a instalação de uma delegacia da Polícia Civil Móvel, que ficará de plantão 24 horas no Largo da Igreja Matriz. Marquinhos revela também que esse ano houve um fechamento maior de trânsito nas ruas. ”A mudança começou ontem a partir das 18h00. Eu aconselho que as pessoas evitem sair de casas de carro, tanto os moradores como os turistas devem deixar o carro mais afastado e andar à pé”, disse.
Veja o mapa das ruas interditadas:
Serão três estacionamentos, dois solidários que estão localizados ao lado da Aldeia da Paz(APAE) e outro em frente ao cemitério(Asilo São Vicente de Paulo) e um outro numa área particular.
Outras questões levantadas pelo secretário foi o rigor na fiscalização de perturbação do sossego e o uso de recipientes de vidros. “As casas de aluguel e som automotivo serão fiscalizados com muito rigor e é proibido o uso de garrafas de vidro. Proibimos transitar com vidro no Centro Histórico. Evite os vidros em anos anteriores tivemos problemas sérios com vidros, sem contar que tudo é levado pra dentro do Rio das Almas”.
“Tumulto, lixo e reclamações vão ter, mas esperamos que tudo transcorra em paz e teremos várias opções de festas particulares. A estimativa é que 45 mil pessoas venham pra Pirenópolis. Serão 5 dias intensos de festa. Empresários preparem seus estoques e esperamos que os moradores contribuam conosco, denunciando o que houver de errado e muita receptividade com nossos visitantes”, finalizou o secretário.
Para curtir uma noite inesquecível vários estabelecimentos irão oferecer festas fechadas, como o Restaurante Taberna 1921, que preparou o que há de melhor essa noite especial. A festa de réveillon do Taberna 1921 terá open bar com as melhores bebidas, um espumante San Martin por mesa, show de luzes, mesas de frios e frutas e as melhores companhias.
Reserve já sua mesa até hoje, dia 30, pelos telefones (62) 99267.3809 e 3331.3300. *Obs* Mesas de 2 a 6 pessoas.