Rota da Cachaça, lançada esta semana em Brasilia, foi marcada pela apresentação de bebida produzida por cachaçaria de Pirenópolis

0
83

Na última terça-feira (29), o Restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel, foi palco de um evento para o laçamento do projeto Rota da Cachaça – Do Alambique às Boas Mesas, liderado por Fernando Mesquita, presidente da RuralTur. A iniciativa propõe o fomento ao turismo de experiência por meio de duas rotas: a primeira percorre as cachaçarias do Lago Norte, Fercal e Rajadinha; a segunda segue de Alexânia para Pirenópolis, destacando a riqueza da produção artesanal local. Prestigiaram o lançamento da Rota da Cachaça todos os produtores do DF e região, o presidente da Confraria da Cachaça do Brasil, Orfeu Maranhão, e Andréa Gerk, maior autoridade do setor do Ministério da Agricultura.

Paralelo ao evento,  foi a celebração da memória de Ulysses Guimarães e os 40 anos da transição democrática no Brasil. O lançamento da Cachaça Doutor Ulysses – Edição Comemorativa reuniu cerca de 200 convidados em um ambiente de simbolismo, sofisticação e diálogo entre passado e presente.  Idealizada por Hugo Studart — jornalista, historiador e agora mestre cachaceiro à frente da Casa Studart, de Pirenópolis — a cachaça foi concebida como um tributo à liderança firme e agregadora de Ulysses Guimarães. “Precisamos resgatar o espírito de Ulysses como inspiração para superar esses tempos sombrios”, declarou Studart durante o evento.

O ponto alto da noite foi a demonstração da Cachaça Doutor Ulysses, que impressionou os convidados pela peculiaridade e complexidade. Produzida artesanalmente na Casa Studart, uma cachaça passada por dupla destilação em alambique de cobre, cinco etapas de filtragem e aeração, e um envelhecimento de 12 anos em barris de carvalho americano novo. O resultado é um destilado de alta licorosidade, frutado marcante e retrogosto persistente. Foram engarrafadas apenas 206 unidades, tornando esta edição uma verdadeira raridade.

A escolha do Brasília Palace Hotel — obra-prima modernista de Oscar Niemeyer — reforçou o simbolismo da noite. Já cenário de grandes momentos da política brasileira, o espaço recebeu agora um evento que reafirma os valores democráticos e a excelência da cultura nacional. Mais que um lançamento, a noite foi um manifesto em defesa da memória, da brasilidade e da qualidade artesanal. Estavam presentes jornalista e personalidades do meio jurídico e cultural, empresários, políticos, escritores, entre outros.

Parceiro:

Nenhuma descrição disponível.

Horários e dias de funcionamento:
Quinta a segunda de 8h às 18h.
📍Pirenópolis – Goiás
📞31 971254241
Rua Bonsucesso Lt. 11 Casa 01, Alto do Carmo, Pirenópolis 729800000

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here