Turismo em Goiás lidera crescimento no Brasil em abril, aponta IBGE

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O setor de turismo em Goiás registrou avanço de 13,5% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2024. Em relação a março de 2025, o setor cresceu 10,8%, a maior alta já observada para o período desde o início da série histórica iniciada em 2011. Desse modo, os acumulados no ano e em 12 meses permanecem registrando variações positivas: 6,7% e 6,6%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada, nesta sexta-feira (13/06), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
No geral, o setor de serviços em Goiás cresceu 3,7% na variação acumulada entre janeiro e abril de 2025, superando, mais uma vez, o avanço nacional, que foi de 2,2% no período. O bom desempenho foi impulsionado também pelo avanço dos serviços prestados às famílias (7,8%), e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,3%).
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os resultados reforçam a importância das políticas de incentivo ao setor. “Esse crescimento é reflexo direto dos investimentos contínuos em qualificação da mão de obra e inovação tecnológica. Estamos criando condições para que o setor de serviços se expanda de forma sólida, contribuindo com geração de emprego e desenvolvimento para o estado”, afirma.
“Com Goiás liderando o crescimento do turismo no Brasil, conseguimos movimentar a economia, além de gerar mais emprego, renda e fortalecer o orgulho do nosso povo. Estamos transformando Goiás numa referência nacional não apenas no setor de serviços, mas também no de hospitalidade”, reitera o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
A pesquisa também mostra que o setor de serviços cresceu 1,9% na variação interanual, quando comparado abril de 2025 contra o mesmo mês do ano anterior. Com destaque também para os serviços prestados às famílias, que obteve aumento de 12,8% no período. Os serviços de informação e comunicação (5%) e outros serviços (3,8%) também influenciaram o resultado positivo.
Sobre a PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

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