Você sabia que em Pirenópolis tem três folias a Folia do Padre, a Folia do Divino e a Folia de Rua?

0
46
Pirenópolis é famosa por manter viva essa rivalidade saudável e devota entre as folias.
Na verdade, existem até três divisões principais mencionadas por pesquisadores e moradores: a Folia do Padre (ou da Renovação Cristã), a Folia do Divino (conhecida como a da “Roça” ou Tradicional) e a Folia da Rua (ou da Cidade).
Tradição e Patrimônio
Todas as folias, Folia do Padre, a Folia do Divino e a Folia de Rua partem para os giros com a Bandeira do Divino para recolher donativos e abençoar as famílias, preparando o espírito da cidade para o Domingo de Pentecostes. Essa manifestação é tão importante que faz parte do registro da festa como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN.
🕊️ As Diferenças Entre as Folias
Cada uma tem seu estilo e regras próprias, o que torna a Festa do Divino Espirito Santo ainda mais rica:
  • Folia do Padre (Renovação Cristã):
    • Criada com um foco mais religioso e institucional pela paróquia.
    • É conhecida por ser mais “comportada”: não é permitido o consumo de álcool durante o giro.
  • Folia do Divino (Tradicional / da Roça):
    • É a mais antiga e grandiosa, chegando a reunir centenas de cavaleiros em um giro de 10 dias pelas fazendas.
    • O clima é de festa total: “o pau tora” com muita música, dança e fartura nos pousos.
    • Os pousos são momentos de grande hospitalidade, onde os fazendeiros oferecem comida e abrigo aos foliões.

Parceiro:

📲 Entre em contato e agende com facilidade!9353-3997

📱 Exames de imagem:
(62) 9 9653-7359

Parceiro: @forzanidiagnosticos

ENDEREÇO:
R. Anduzeiro, 10 – Vila Anduzeiro

*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here