No período de 13 a 17 de maio, o Observatório da Goiás Turismo realizará a primeira etapa e de 03 a 17 de junho, será realizada a segunda etapa do Censo Hoteleiro de Pirenópolis. A execução do censo é fruto da parceria entre Goiás Turismo / Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Pirenópolis, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e o COMTUR de Pirenópolis – Conselho Municipal de
Turismo.
Tem como principal objetivo quantificar e qualificar os Empreendimentos de Hospedagem existentes no município, além de expor o cenário atualizado das potencialidades do mercado hoteleiro. A pesquisa traz informações relevantes para gestores públicos e privados, permitindo a adoção de políticas voltadas para a melhoria e ampliação do setor.
Para realização do censo, é necessária a colaboração de toda rede hoteleira de Pirenópolis quando receber os pesquisadores.
Sobre o Censo Hoteleiro
A hotelaria é um dos principais eixos de desenvolvimento do turismo em Pirenópolis. Sendo assim, a apuração de resultados, o levantamento de dados e a identificação de sua capacidade podem determinar diversas ações para o crescimento do setor de turismo.
É com este pensamento que desde 2008, parceiros ligados ao setor de turismo despertaram para a importância de levantar dados confiáveis para traçar um panorama real do setor hoteleiro.
O relatório apresentado nestes documentos está estruturado em blocos a fim de facilitar a visualização dos resultados.
Veja abaixo a ordem do questionário que será aplicado na pesquisa:
Bloco I – Identificação da empresa / Entrevistado
Bloco II – Capacidade de Atendimento /Instalações
Bloco III – Serviços Adicionais Oferecidos
Bloco IV – Formas de Pagamento / Tarifas Bloco V – Ocupação /Clientes
Bloco VI – Funcionários /Benefícios
Bloco VII – Necessidades da empresa /Gestão
Bloco Vlll – Sustentabilidade
A convergência e a integração das informações contidas neste relatório com outros estudos e análise do contexto mercadológico, permitirá uma visão sistêmica da realidade da hotelaria pirenopolina. Portanto, a publicação e a disseminação destes dados, beneficiarão não somente as entidades do trade turístico, mas também os hoteleiros, estudantes e principalmente o poder público. Da mesma forma, poderá servir como elo entre os vários setores que envolvem o turismo, bem como contribuir para o aprimoramento da atividade turística goiana.
OBJETIVOS DO CENSO HOTELEIRO
Objetivo Geral
Acompanhar a evolução e o crescimento do segmento hoteleiro de Pirenópolis. Identificar, quantificar e levantar seu potencial, avaliar sua infraestrutura, e as condições em que os estabelecimentos se encontram, descrevendo suas características, capacidade de atendimento, serviços e principais necessidades.
Objetivos Específicos
- Realizar análise comparativa dos dados obtidos nos Censos anteriores;
- Quantificar e mapear os estabelecimentos;
- Atualizar o cadastro dos meios de hospedagem;
- Levantar a capacidade de atendimento do segmento;
- Levantar informações sobre as instalações;
- Avaliar a infraestrutura e serviços oferecidos pelo setor;
- Levantar as principais necessidades e potencialidades do segmento;
- Compor a base de dados para estudos e projeções;
- Subsidiar o planejamento para o desenvolvimento de ações para o setor;
- Identificar as principais necessidades das empresas;
- Identificar as ações de sustentabilidades aplicadas.
Parceiro: