O Circuito das Cavalhadas começa hoje, sexta-feira (17), em Pirenópolis. A programação seguirá até a próxima terça-feira (21). A manifestação terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis.
Programação
A encenação das Cavalhadas é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.
Raízes portuguesas em solo goiano
As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.
Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.
Acompanhe a programação do final de semana em Pirenópolis:
Sexta-feira (17)
22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis
Sábado (18)
22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis
Domingo (19)
4h – Alvorada com a Banda de Couro
5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix
8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz
9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino
13h – 1° dia das CAVALHADAS
Segunda-feira (20)
8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.
9h – Missa na Igreja Matriz.
13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)
Terça-feira (21)
9h – Missa na Igreja Matriz
13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros.
Parceiro:
Av. Benjamin Constant, 70 – Centro, Pirenópolis
(62)99412-2760
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!