Dia da Árvore. Cerrado sob fogo: estima-se que 60% do Parque dos Pireneus tenha sido queimado

0
418

Nenhuma descrição disponível.

Hoje, 21 de setembro, o país celebra o Dia da Árvore, data que, por ironia do destino – ou não – acontece em período crítico para o meio ambiente brasileiro.

Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio ambiente de Goiás (Semad), um incêndio teve início no Parque dos Pireneus, na última terça (17), por volta das 10h00, que foi controlado na manhã deste sábado(21).
Participaram do combate cerca de 22 pessoas, entre brigadistas contratados pelo Estado, servidores da Semad, bombeiros militares, Brigadistas da Gavião da Fumaça. O número de combatentes deve triplicar até o fim de sexta-feira (20), em razão da iminente chegada de alunos do curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros.
O Parque dos Pireneus está fechado para visitação e não há previsão para reabertura. A soma da área afetada pelo fogo no incêndio dessa semana com a área do último incêndio, ocorrido em agosto, resulta em 921 hectares (ou 32% da unidade de conservação).
Num comunicado a Semad – Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informa, na manhã deste sábado (21), que o incêndio no Parque Estadual dos Pireneus (PEP), foi controlado e que não há mais linhas de fogo ativas. Porém, tem havido pontos de reignição e se faz necessário continuar com o trabalho de rescaldo por tempo indeterminado.

A informação mais atualizada sobre a área atingida pelo fogo é a de que 1.059 hectares de vegetação foram afetados por esse incêndio e pela queimada que aconteceu em agosto deste ano, o que representa 37% do perímetro total do Parque dos Pireneus. Ou seja: 63% permanecem preservados.

gRAÇAS à garra de voluntários da Brigada Gavião Fumaça, unindo forças à @aliancadaterra e ao @bombeirospirenopolis.cbmgo para apagar um fogo .
.
A seguir dados, do que foi o maior incêndio já enfrentado pela equipe, nos últimos dias:
– 03 dias de combate;
– 18 brigadistas, do fronte, Voluntários Gavião Fumaça;
– 06 Brigadistas, de apoio, Voluntários da Gavião Fumaça, para ajuda na mobilização dos combates;
– 19 integrantes do Corpo de Bombeiros de Pirenópolis;
– 11 Brigadistas da Aliança da Terra (Brigada do Parque);
– Estima-se que 60% do parque tenha sido queimado (dados ainda não confirmados)
.
🙏 Além do apoio da população, que ajudou divulgando e doando, tivemos também o apoio de empresas e organizações que fazem tudo acontecer nos bastidores. Nosso muito obrigada:

Fogo

O incêndio começou na manhã da última quarta (18). O combate foi realizado por bombeiros, brigadistas voluntários da Gavião Fumaça, servidores da Semad e brigadistas contratados pelo Estado. Na sexta-feira, ao longo do dia, chegou reforço enviado pelo curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais dos bombeiros, o que contribuiu para que o fogo fosse finalmente controlado.

Como disse a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, em vídeo veiculado nas redes sociais da Semad na última quinta-feira, há indícios de ação criminosa na origem do incêndio e ela já solicitou à Polícia Civil e Polícia Militar apoio na identificação dos autores e na segurança do parque.

O PEP está fechado para visitação e não há previsão de reabertura.

Fogo é controlado no Parque Estadual dos Pireneus

Parque Estadual dos Pireneus (PEP) está fechado para visitação e não há previsão de reabertura (Fonte: Semad)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here