Mapa do Turismo: Goiás inclui mais nove novos municípios

0
50

Com nove novas cidades incluídas, o Mapa do Turismo de Goiás agora conta com 97 municípios distribuídos em 12 regiões turísticas. A atualização, divulgada pelo Governo de Goiás por meio da Goiás Turismo, também trouxe uma mudança de nomenclatura: a antiga região Pegadas no Cerrado passa a se chamar Agroecológica. As cidades que passaram a integrar o mapa são São Francisco de Goiás, Inaciolândia, Acreúna, Israelândia, Santa Helena de Goiás, Damianópolis, Nova Roma, Montes Claros de Goiás e Mundo Novo.

Para entrar no Mapa do Turismo é preciso cumprir alguns critérios obrigatórios. O município pretendente deve, por exemplo, possuir órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo; destinar dotação para a área na lei orçamentária anual; ter um Conselho Municipal de Turismo ativo (que reúna representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor), entre outros.
“O mapa do turismo faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) do Mtur e configura-se em ferramenta estratégica importante para o desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas do setor”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, ao ressaltar que o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 10,8% em abril, a maior alta registrada no país para o período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Crescimento
A Região Turística que mais ganhou municípios foi a Agroecológica, com a inserção de três localidades: Acreúna, Israelândia e Santa Helena de Goiás, onde a pujança do turismo de negócios é perceptível a partir da lotação dos hoteis durante a semana. A região tem exemplos marcantes como Rio Verde, com a Rota do Agro; Jataí, com suas águas quentes; Paraúna, com a vitivinicultura e o ecoturismo; além de Jandaia, com o turismo de aventura e o Circuito de Parapente.
Já a Região Turística Terra Ronca cresceu com a entrada de Damianópolis e Nova Roma, ambas localizadas no Nordeste Goiano e com potencial substantivo para o ecoturismo. As expectativas das secretarias municipais são altas. “Estamos já construindo nosso Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Sebrae, e devemos entregar em agosto as instalações do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”, informa o secretário de Turismo de Damianópolis, Klécio Gonçalves de Araújo.
O mesmo entusiasmo é compartilhado pela secretária de Turismo de Nova Roma, Adrielly Xavier de Sousa. “Nossa expectativa é fazer com que a nossa cidade seja reconhecida nacional e internacionalmente como uma referência em ecoturismo”, assinala, ao listar alguns dos grandes atrativos do município, como as cachoeiras Paredão do Céu e Forquilha; o Remansão, e a Toca do Macaco que proporciona áreas para banho em água cristalina, camping, práticas esportivas e refeições.
Terra do limão taiti
Se alguém imagina que o menor município goiano, com pouco menos de mil habitantes, não tem o que oferecer na área do turismo, pensou errado. Anhanguera faz parte da Região Turística Lagos do Paranaíba e é conhecida como terra do limão taiti. “Todos os anos, em novembro, realizamos três dias de festa. Comidas e bebidas produzidas a partir do limão taiti (a caipirinha, por exemplo, é feita em uma betoneira), shows e o grande pedal ‘Nas trilhas dos bandeirantes’ são alguns dos atrativos”, descreve a secretária municipal de Turismo, Adelaine Meira.
Segundo a gestora, a entrada de Anhanguera no Mapa do Turismo Goiano, que completou recentemente um ano, já começou a render bons frutos. “Percebemos o aumento do público em nossas festas e muitos municípios da região nos procuraram para saber como aderir ao mapa”, completa.
Regiões Turísticas 
Os 97 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro – Goiás estão divididos em 12 regiões turísticas: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Ouro, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Agroecológica, Terra Ronca, Vale da Serra da Mesa e Vale do Araguaia.
Parceiro:
Telefone: (62) 3331-3556.
Endereço: Av. São Paulo – Centro, em frente ao cemitério.
*Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here