Moradores denunciam que o tráfego de veículos pesados nas ruas do Centro Histórico de Pirenópolis estão abalando as estruturas dos casarões

0
202

Moradores de Pirenópolis têm manifestado preocupação com o impacto do tráfego, incluindo veículos pesados, no Centro Histórico, destacando riscos às estruturas dos casarões centenários. A cidade, que é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1989, enfrenta desafios de conservação devido à intensa circulação de trânsito e falta de manutenção em algumas vias.

Apesar da Prefeitura ter adotado os tocos em algumas vias, eles não são respeitados e os motoristas retiram na hora de passar.
Para o corretor Mauro de Pina que possue um belo casarão, construído na última metade do século XVIII, ao lado da igreja, são inúmeros os caminhões de grande porte que param ao lado do templo, para distribuir as mercadoria. “Estão fazendo da porta de igreja, um porto seco, isso é um absurdo. Os casarões, as igreja, não suportam, estão todos abalados, tanto na estrutura, quanto nos telhados”, desabafou.
Principais Problemas e Contexto:
  • Abalo a Estruturas Históricas: Relatórios de percepção socioambiental indicam que a má conservação das vias, somada ao trânsito de veículos, incluindo pesados, no centro histórico, causa preocupação com o patrimônio edificado.
  • Riscos e Danos: Em casos extremos, a circulação inadequada já resultou em incidentes, como um caminhão desgovernado que atingiu carros em Pirenópolis. A própria estrutura dos casarões do século 19 e 18 é considerada vulnerável a vibrações e impactos.
  • Ações de Controle: A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) exigiu que a prefeitura apresente um estudo técnico de capacidade de carga do centro histórico, suspendendo o licenciamento de novos empreendimentos em meados de 2025 para avaliar o impacto do turismo e dos veículos.
  • Fiscalização e Reclamações: A população local tem utilizado as redes sociais e relatórios oficiais para pedir maior fiscalização, especialmente nos fins de semana, quando o trânsito aumenta significativamente.
  • Protestos dos Moradores: Devido à falta de vaga e obstrução de garagens, moradores chegaram a escrever em carros estacionados no centro histórico como forma de protesto, evidenciando a tensão entre o fluxo de visitantes e a vida local.
A prefeitura tem adotado operações especiais de trânsito para tentar ordenar o fluxo, principalmente durante feriados e temporadas de alto turismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here