Amanhã(21), começam as celebrações dos 150 ano da morte do artista Veiga Valle. Em Pirenópolis, terá exibição de filme, cortejos, recital, serenata e missa cantada em latim

0
222

Os 150 anos da morte de José Joaquim da Veiga Valle, mais conhecido como Veiga Valle, serão lembrados com uma série de celebrações a partir deste domingo (21). Em Pirenópolis, cidade natal de Veiga Valle, com a abertura oficial da 1ª Semana Veiga Valle marcada pela exibição do filme “Passos da Tradição”, de Carlos Cipriano, às 14h00, no Cine Pireneus, seguido de procissão com imagem peregrina do Divino Pai Eterno, missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, recital e serenata pelas principais ruas.

Em um clima de expectativa e fervor espiritual, este evento de significado religioso profundo está marcado para amanhã, às 17h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, ponto alto será a Procissão com a imagem original do Divino Pai Eterno, que retornará à cidade onde foi esculpida por Veiga Valle. Seguindo a tradição das principais festividades pirenopolinas, a Banda de Música Phoenix do Mestre Propício participará do evento. Essa respeitável corporação musical, que há 130 anos presenteia a comunidade e visitantes com esplêndidas apresentações, oferecerá um repertório cuidadosamente selecionado, incluindo os dobrados que são marchas festivas que marcaram as antigas corporações musicais, com destaque aos dobrados: Dobrado Gratidão de Angelo Antonello, Dobrado Dois Corações de Pedro Salgado, Dobrado Capitão Portela Portela de Luiz de Tullis, Dobrado Lageado, Dobrado Um Adeus e Dobrado Quaresma, de autores anônimos, com destaque especial para os talentosos compositores regionais: Antônio Augusto Silva e seu Dobrado Espírito Santo e Vasco da Gama com o Dobrado Mauro Borges, composições que são verdadeiros tesouros da comunidade. ‘Iremos acolher o Pai Eterno de corações abertos, cheios de alegria. Esta visita nos lembra que Deus vem ao encontro de nossa realidade, entra em nossa história e em nossa vida para nos transformar. Que possamos acolher a imagem peregrina com a certeza de que o Divino Pai Eterno abençoará, protegerá e iluminará nossas vidas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado’, proclamou Pe. Augusto.

Após a procissão, tem Missa cantada em latim, acompanhada por orquestra, o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário. Este é o grupo mais antigo em atividade em Goiás, que executará o mesmo repertório barroco que a orquestra tocava nas missas frequentadas pelos filhos de Veiga Valle. Segundo padre Augusto Gonçalves Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a comunidade está de braços abertos para o acolhimento. Ele enfatiza que a visita da imagem peregrina é um momento de renovação da fé, em que Deus vai ao encontro da realidade de cada pessoa, trazendo consolo, paz e alegria verdadeira.

Não perca esta oportunidade única de vivenciar um momento memorável de música e celebração cultural. Patrocinada pelos recursos da Lei Paulo Gustavo local.

SERVIÇO:
Evento:1ª Semana Veiga Valle                                    Data: entre os dias 21 e 27 de janeiro.                            Exibição do filme “Passos da Tradição” , ás 14h00, no Cine Pireneus                                                             Procissão com a imagem do Pai Eterno de Trindade –ás 17h30, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário com a Banda Phoenix
Horário: a partir das 14h00
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre para todas as idades.

Já na cidade de Goiás, as celebrações se concentrarão de 22 a 27 de janeiro. A abertura das homenagens será na Igreja São Francisco de Paula, às 20h00, com a exposição Veiga Valle, da fotógrafa Karina Carvalho. Também estão previstas visita guiada ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte – que possui acervo considerável do artista -, missas, serenatas e uma mesa-redonda com os principais pesquisadores da obra de Veiga Valle.

Em 9 de dezembro último, foi lançado o selo do sesquicentenário de Veiga Valle, por Achkar Petrillo, durante missa na Igreja São Francisco de Paula. Em seguida, foi aberta oficialmente a Exposição a Céu Aberto de imagens das obras do artista, fotografadas por Paulo Rezende e curadoria de PX Silveira.

A iniciativa é uma realização da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos (da qual Veiga Valle era membro). A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) é uma das apoiadoras das celebrações.

Artista barroco
Nascido em 9 de setembro de 1806 no Arraial da Meia Ponte, atual Pirenópolis, Veiga Valle desenvolveu-se nas artes de forma autodidata, esculpindo, principalmente, santos. Não há registros sobre quantas obras o artista criou ao longo da vida, pois a visibilidade de seu trabalho começou por volta de 1830, quando uma de suas esculturas do Divino Pai Eterno ficou famosa entre devotos. Inclusive, é de sua autoria a obra que fica no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).

Em 1841, Veiga Valle se mudou para a cidade de Goiás e passou a trabalhar na douração dos altares da Igreja Matriz, dedicando-se, em seguida, às esculturas sacras. O artista faleceu em 24 de janeiro de 1874. Mas a notoriedade de fato de suas obras veio décadas depois, quando passaram a ser feitas catalogações e exposições, inclusive no Museu de Arte de São Paulo (MASP – 1978).

Veiga Valle é considerado o principal artista barroco goiano e principal artista sacro de Goiás, sendo citado por muitos como o “ genial santeiro goiano”, o Aleijadinho goiano e o Fra Angelico brasileiro, conforme registra Fernando Martins dos Santos em sua dissertação de mestrado, sobre o artista.

Além de mais de 200 obras presentes no Museu de Arte Sacra da Boa Morte (cidade de Goiás), seus trabalhos estão espalhados entre colecionadores e familiares de devotos que as adquiriram na época em que Veiga Valle as comercializava.
Parceiro; Nenhuma descrição de foto disponível.GRUPO PASTEUR
Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – centro
(62) 3331.1655                                                                     *Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here