A fotógrafa Michelly Matos conquistou o primeiro lugar no concurso de fotografia da Wikipédia, o Wiki Loves Cultura Popular (WLCP). A fotografia vencedora, intitulada “Cavalhadas de Pirenópolis (GO)”, foi a campeã na categoria nacional e agora entrará na disputa com trabalhos internacionais.
O registro foi feito por Michelly durante as Cavalhadas de 2023, na cidade de Pirenópolis. A foto foi tirada inicialmente para o IDHEIAS, organização social que coordenou o Circuito Cavalhadas junto ao Governo de Goiás. Você pode conferir mais registros de Michelly Matos em suas redes do instagram, no perfil @michellymatoss; e também no fotolivro do Circuito das Cavalhadas, disponibilizado pelo Governo de Goiás, no portal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pelo link abre.go.gov.br/eb9b025.
Natural de Minas Gerais, a fotógrafa comemora a conquista e se identifica como goiana de coração. “Esse prêmio é resultado de muita dedicação, sensibilidade e renúncias. Significa ser reconhecida enquanto artista e goiana de coração. Trazer um prêmio para o estado que me acolheu ainda criança, quando ser fotógrafa era um sonho distante, é uma retribuição do quanto fui e sou feliz aqui. Minha primeira vez ganhando prêmio em 1º lugar. É uma confirmação de que estou ao lado de pessoas excepcionais, agregando e enriquecendo com muita sensibilidade e amor, a cultura do estado”, comenta.
Michelly Matos é reconhecida por capturar imagens da cultura popular e das manifestações culturais de Goiás. Além disso, ela também atua em associações e instituições que atendem pessoas com deficiência, especialmente com o Instituto Nacional de Nanismo.
Fotolivro Circuito das Cavalhadas 2023
Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, o fotolivro traz 92 páginas com registros fotográficos das batalhas entre cristãos e mouros de 2023, com suas princesas e personagens, além de informações e curiosidades que retratam a grandiosidade das festas, a devoção religiosa e a vibração da comunidade durante as Cavalhadas.
A publicação é produzida pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, e também um mapa das localidades que realizam os festejos.
Parceiro: