Entenda o que é Plano de Salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, elaborado pelo Iphan

0
96

Ação de educação patrimonial contínua nas escolas municipais e estaduais de Pirenópolis, com a inclusão de oficinas de confecção de máscara, flores e outros adereços está dentre as ações do Plano de Salvaguarda da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, que foi lançado pelo Iphan.

Elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da Superintendência em Goiás, em conjunto com os detentores e apoio de instituições parceiras, o plano é um instrumento que visa listar as ações e projetos de preservação e fomento da manifestação. As ações previstas serão iniciadas a partir do segundo semestre de 2022. 

O plano de salvaguarda apresenta as diretrizes, as ações e metas a serem realizadas a curto, médio e a longo prazo, com o intuito de que os valores e tradições sejam mantidos e transmitidos às próximas gerações. O documento foi pensado e produzido com base nas principais demandas dos detentores que fazem a Festa. 

“As políticas públicas de salvaguarda do Patrimônio Imaterial são construídas a partir de um processo dialógico e participativo com os detentores, levando sempre em consideração a comunidade que vivência o bem cultural e o âmbito de atuação do Iphan. Diante disso, o processo construtivo do Plano de Salvaguarda da Festa do Divino de Pirenópolis foi realizado mediante a mobilização, tratativas, consensos estabelecidos entre a Superintendência, os detentores e as instituições parceiras”, ressaltou a historiadora do Iphan-GO, Renata Galvão.   

“O plano de salvaguarda estabelece esforços e ações para garantir a promoção da Festa do Divino de Pirenópolis visando a sua preservação, divulgação e sustentabilidade do bem cultural. O material elaborado de acordo com as demandas dos detentores vai auxiliar na manutenção da Festa e na valorização dos integrantes que fazem essa importante manifestação cultural acontecer”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral. 

O documento conta com quatro eixos de ações de salvaguarda, que foram definidos e orientados a partir de quatro eixos temáticos: Mobilização Social e Alcance da Política; Gestão participativa no processo de Salvaguarda; Difusão e Valorização, além de Produção e Reprodução Cultural.  

Patrimônio Cultural do Brasil 

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, considerada uma das mais tradicionais festividades religiosas de todo o país, foi reconhecida pelo Iphan em 2010, como Patrimônio Cultural do Brasil. Inscrita no Livro de Registro das Celebrações, a festa ocorre desde 1819, no período de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Durante quase 30 dias, a comunidade pirenopolina se envolve em novenas, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, que envolvem a zona rural e urbana em busca das bênçãos do Divino.  Fonte: www.gov.br/iphan.

Parceiro:

Pode ser uma imagem de texto que diz "JUARY ELETROCA"

Juary Eletrocar está há mais de 10 anos atuando no ramo de manutenção, peças e acessórios automotivos, garantindo qualidade e agilidade a seus clientes.
Endereço: R. Marinheiro – Jardim Kubitschek, Pirenópolis – GO
Telefone: (62) 3331-1616.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here