Mulheres de Lagolândia fazem sucesso performando a própria história em espetáculo. Na semana passada se apresentaram em São Paulo e as próximas apresentações serão em Goiânia e Brasília

0
408
Mulheres na Lagoa Um grupo teatral formado por mulheres de Lagolândia, chamado de Mulheres da Lagoa vem se destacando em cada lugar onde é exibido o espetáculo. Elas já se apresentaram em São Paulo/SP, no Instituto de Artes da UNESP no último dia 30, e também em Pirenópolis e Lagolândia. A próxima apresentação será no dia 07, próxima quinta, quando estarão em Goiânia às 20h00, no Centro Cultural UFG CCUFG e dia 16 de dezembro, às 17h00 e às 20h00, farão duas apresentações em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB.

Conforme as integrantes o espetáculo é uma celebração das raízes, das histórias e das vozes que moldaram uma comunidade ao longo de décadas.

Em cena estão mulheres performando suas próprias histórias e aquelas relacionadas ao lugar de onde elas vêm. O que se entrevê por meio dessas performances é um Brasil profundo, pautado por tradições populares religiosas e por um meio de vida intrínseco à terra e ao rio.

As Mulheres da Lagoa são de Lagolândia, um povoado que faz parte do município de Pirenópolis e que foi fundado por Dona Dica, ou ainda Santa Dica, uma líder comunitária e curandeira dos idos de 1920, com uma história de luta, perseguição e muita dedicação aos que dela se avizinharam. A estética do espetáculo contempla imagens, oralidades e cantos, que dão conta de uma parte da história de vida dessas mulheres e desse lugar.

O grupo é formado por Abadia Camargo, Brigitt Cipriano, Doralice Witovicz, Maria Camargo e Waldetes Rezende e tem direção de Juliana Mado.
A obra é uma pesquisa contemplada pelo edital de Fomento ao Patrimônio material e Imaterial do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.

O trabalho faz parte da pesquisa acadêmica de Juliana Mado, que investiga a performance de mulheres atuantes em tradições populares no contexto de uma montagem cênica, tendo como pressupostos teóricos os teatros do real, incluindo o aqui chamado teatro de não atrizes.

Serviço
Espetáculo: Mulheres da Lagoa
Goiânia/ circulação- 07 dezembro
Local: Centro Cultural UFG- CCUFG
Horário: 20h00
Entrada Franca
Local; Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – 16 de dezembro, em Brasília
Horarios: às 17h00 e às 20h00
Entrada Franca
Parceiro;Nenhuma descrição de foto disponível.Av. Anduzeiro, qd. 08, lt .10 – Edifício China . Centro
62 3331.1655                                                            *Obs* A publicidade anexada à matéria, nada tem a ver com o conteúdo. Não se trata de matéria paga, é só uma forma de deixar em evidência os parceiros do site nas redes sociais. Venha ser parceiro do Pirenópolis Online. Seu anúncio vai longe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here