Saída da Folia do Divino Espírito 2022 está marcada para dia 25. Veja aqui os locais e datas dos Pousos de Folia

0
194

Foto: www.got2globe.com

O cronograma dos Pousos de Folia foi divulgado pela Prefeitura de Pirenópolis. Após dois anos sem acontecer, este ano serão apenas 4 pousos, o primeiro será na quarta-feira, dia 25, na Fazenda Chapada, de propriedade de Mazinho e Terezinha.

O último Pouso de Folia acontecerá no dia 28 de maio, na Fazenda Contendas, que tem como proprietários Adãozinho e Adalberto. Na tarde de domingo(29), a Folia do Divino chega em Pirenópolis e a festa continua com os Rachões e o Rancho da Cavalhadas, de 03 a 05 de junho e As Cavalhadas 2022, nos dias 05, 06 e 07 de junho, no Módulo Esportivo.

Os Pousos de Folia acontecem quando dezenas de cavaleiros percorrem ruas, estradas e fazendas portando como sacra as bandeiras do Divino, cantando e recolhendo donativos para a grande festa na cidade. Além de acolher os cavaleiros para uma pernoite, em cada fazenda, acontece uma super festa, regada a muita música e com a presença maciça de populares.

Após a morte de Roque de Fontes no ano passado, ocuparam os lugares de Alferes Wellington Bastos e Rousevelt Camargo.

Veja as datas e locais dos Pouso de Folia

  • 25.05 – Pouso na fazenda Chapada – prop. Mazinho e Terezinha
  • 26.05 – Pouso na Fazenda Quebra-Rabicho/Araras – prop. Tuniquinho
  • 27.05 – Pouso na Fazenda Raizama – prop. Antônio Santana e Marli
  • 28.05 – Pouso na Fazenda Contendas – prop. Adãozinho e Adalberto
  • 29.05 – Chegada dos desfile pelas ruas da cidade
  • Com a morte de do Alferes Roque de Fontes no ano passado que ocupou o lugar foram Wellington Bastos e Rousevelt Camargo.

Folia do Divino Espírito Santo

As folias são grupos de pessoas que fazem um giro por uma determinada área geográfica, levando símbolos religiosos, com o objetivo de espelhar a fé e recolher de esmolas. Existem folias rurais, feitas a cavalo e urbanas. Esses eventos são realizados por leigos e toda a devoção é expressada em cantorias muito peculiares.

A Folia Rural é composta de centenas de cavaleiros que durante uma semana ou mais percorrem a zona rural visitando fazendas. O objetivo, além de levar as bênçãos do Divino, é recolher esmolas e chamar o povo para a festa. A alimentação e o pernoite é dado aos devotos foliões pelos fazendeiros. Tais pernoites são chamados de Pouso de Folia. Nestas fazendas há grande festa, chegando a reunir milhares de pessoas durante a noite. Há muita fartura, tachadas de comida são dadas gratuitamente a todos. E para os donos da fazenda oferecer o pouso é receber em casa o Divino Espírito Santo, que é uma grande benção.

A Folia Urbana, também conhecida com Folia da Cidade, é muito semelhante à rural, com a diferença que os devotos foliões andam à pé e não a cavalo, e visitam as casas. É menor em número de participantes e a maioria pernoita em sua própria casa. Mas, de resto, as bandeiras as invocações e a liturgia é bastante parecida com a folia rural.

A expressão religiosa da folia é feita em sua totalidade através de cantorias que invocam o Divino Espírito Santo e os nomes santos da cristandade. Os músicos são o centro desta expressão. Entre eles, a função do embaixador da folia assemelha-se ao de um sacerdote. Os embaixadores são os principais responsáveis pelas invocações, cânticos e composição das letras. Várias cantorias são realizadas, cada uma tem a sua coluna, como é chamada o enredo e a composição, para cada ocasião. Algumas cantorias podem durar mais de hora. Entre elas, destaca-se a “Chegada ao Pouso” e o “Agradecimento”.

Festa do Divino Espírito Santo 2022

A Festa do Divino Espírito Santo começou no dia 17 de abril, com a saída da Coroa do Divino da Igreja Matriz com destino à casa do Imperador e termina dia 16 de junho. É uma super festa com várias outras inseridas em seu contexto. A Festa do Divino abriga folias, rezas, alvoradas, farofadas, ensaios, novenas, missas, procissões, barraquinhas, queima de fogos, teatro Pastorinhas e as famosas Cavalhadas.

O auge da festa será no Domingo de Pentecostes que neste ano de 2022, cairá em 5 de junho.

Veja programação completa da Festa do Divino Espírito Santo 2022

Data Nome Local
17/04/22 domingo Folia da Coroa 2022 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis
20/05/22 sexta Tradicional Folia do Divino Espírito Santo 2022 Cidade de Pirenópolis
27/05/22 sexta Novenas e Missa do Divino 2022 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis
03/06/22 sexta As Pastorinhas 2022 Cine-Pireneus
05/06/22 domingo Cavalhadas 2022 Módulo Esportivo de Pirenópolis

 

Com informações de www.pirenópolis.tur.br

Nenhuma descrição disponível.

Parceiro:

Nenhuma descrição de foto disponível.

Laboratório Pasteur
Av. Anduzeiro, Qd. 08, Lt. 10, Ed. China, Sala 2 – centro, Pirenópolis, GO
Telefone: (62) 3331-1655
pasteurpiri1@hotmail.com
Aberto de 07h00 às 18h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here