Empório Distribuidora Arraial Meia Pontense participa da 15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis

0
192

Empório Distribuidora Arraial Meia Pontense apresenta Pastel de Angu do Cerrado, uma iguaria autotal, no15ª Edição do Festival Gastronômico de Pirenópolis, que está acontecendo em Pirenópolis, entre os dias 04 a 21 de Abril, com o tema Cozinha Afetiva do Cerrado.

Veja abaixo o que a empresária Rita Leite fala sobre sua criação.

Prato: Pastel de angu do cerrado

A ideia de fazer o pastel de angu para o Festival Gastronômico de Pirenópolis, veio como forma de trazer para o paladar do goiano, uma iguaria de Itabirito-MG, a primeira cidade que eu e o João moramos, quando nos mudamos para Minas Gerais, em 1991.

Ficamos muito curiosos quando nos falaram do pastel de angu e logo demos um jeito de experimentá-lo e nos apaixonamos pelo sabor, assim como a população de Itabirito. Ah, meus filhos Hugo e Iuri, nascidos em Itabirito, também amam o pastel de angu. Em 2010, o pastel de angu foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de itabirito-MG

Em Itabirito, o recheio preferido do pastel de angu é o de umbigo de bananeira com carne moída, mas para o festival trouxemos os sabores do cerrado, como por exemplo, o de frango com pequi ou carne com guariroba. Outra dica é que para o pastel ter qualidade, tem que ser feito com fubá de moinho d’água.

O pastel de angu surgiu no século XIX, na zona rural de Itabirito-MG, na fazenda Portões. As escravas Maria Conga e Filó, escondiam os restos de carne dos senhores da casa grande em bolinhos de fubá, para consumi-los depois nas senzalas. Das senzalas, o pastel ganhou a cozinha das casas grandes e hoje, os restaurantes.

Parceiro: Empório Distribuidora Arraial Meia Pontense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here